Programa de Desenvolvimento Profissional Docente
O Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) ou conhecido pela sigla (PD)2 da UTFPR consiste em um plano integrado de formação para a docência no contexto da UTFPR.
Tem como finalidade o aperfeiçoamento da prática docente, possibilitando a busca de alternativas às dificuldades que envolvem os processos de ensino e aprendizagem na Instituição.
O (PD)2 tem como competências desenvolver a prática pedagógica qualificada de ensino superior no âmbito da educação tecnológica, por meio de planejamento de processos de ensino e aprendizagem promotores de protagonismo dos estudantes em diferentes contextos, considerando sua diversidade em todo o processo de desenvolvimento da prática pedagógica, demonstrando respeito, senso crítico e cooperação.
É regido pelo Parecer 334 CNE Art.18 DCN e Resolução 32/2019 COGEP, UTFPR, de 21 de março de 2019 alterado pela Resolução 40/2020.
Segundo a Resolução, os docentes participantes deverão integralizar até o fim do seu estágio probatório o total de 192 horas, constituídas obrigatoriamente por:
I - 156 horas em módulos específicos do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da UTFPR; II - 36 horas em qualquer outra das demais atividades, devidamente comprovadas (Art. 7o).
Os módulos do Plano (PD)2i
É destinado à formação inicial dos professores ingressantes e em estágio probatório e professores em contrato temporário, bem como aberto a formação docente ao longo de sua carreira
Composto por 8 módulos, ofertados anualmente pelos Departamento de Educação dos câmpus junto à Diretoria de graduação da PROGRAD.
O Planejamento 2024 para os módulos do (PD)2i está disponível aqui.