Programa de Desenvolvimento Profissional Docente
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (PDPD) consiste em um plano integrado de formação para a docência no contexto da UTFPR em nível de formação inicial e continuada. O programa é regido pelo pela Resolução nº 32/2019 - COGEP, alterada pela Resolução COGEP 44/2020 de 28/09/2020, disponível em https://sei.utfpr.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1819753&id_orgao_publicacao=0.
O Plano de Desenvolvimento Profissional Docente Inicial (PD)²i é destinado aos docentes ingressantes em estágio probatório e aos docentes em contrato temporário, bem como aos demais docentes interessados. O desenvolvimento do (PD)²i é feito por profissionais da própria UTFPR, a partir da organização do DEPED/NUENS de cada campus, em parceria com a respectiva DIRGRAD e com apoio do DEPEDUC/PROGRAD, que se ocupa do desenho institucional do programa, em conjunto com uma comissão própria, constituída para o acompanhamento do PDPD.
Art. 8º Os docentes participantes do (PD)²i deverão integralizar até o fim do seu estágio probatório 192 horas, constituídas obrigatoriamente por:
I - 156 horas em módulos específicos do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente oferecido pela UTFPR;
II - 36 horas em qualquer outra das demais atividades, devidamente comprovadas, relacionadas no artigo 7º.
Parágrafo único. A participação no (PD)²i será critério para a aprovação no estágio probatório.
O Programa é composto por oito módulos específicos que são ofertados anualmente por meio da Plataforma Moodle UTFPR em atividades síncronas e assíncronas, conforme cronograma disponibilizado pelo DEPEDUC/PROGRAD e divulgado pelos DEPEDs.
Ao final de cada módulo é disponibilizada declaração para os professores que tiverem, no mínimo, 75% de participação nas atividades do módulo. Ao cumprirem a carga horária do (PD)²i, os professores deverão apresentar às suas chefias as comprovações de participação e anexar estas comprovações no Sistema de Estágio Probatório (SEP), por meio do SEP Comum, disponível nos Sistemas Corporativos da UTFPR, a fim de cumprir a exigência prevista no Regulamento de Estágio Probatório.
Em 2025, as inscrições iniciam em fevereiro e os módulos terão início em 03 de março, com oferta sequencial dos módulos I a VIII no decorrer no ano e oferta não sequencial, com início pelo módulo V também em março para os professores que já finalizaram os primeiros módulos, mas ainda tem módulos pendentes para concluir. Os professores em estágio probatório receberão informações das inscrições pelo e-mail institucional, mas também poderão esclarecer dúvidas pelo e-mail do programa formacaopdpd@utfpr.edu.br ou diretamente nos DEPEDs de cada campus.
