Mural
Audiência reúne instituições de ensino com parlamentar na UTFPR em Pato Branco

Publicado 5/5/2024, 8:16:39 PM, última modificação 5/6/2024, 9:22:46 AM

Na última quinta-feira, dia 2, a UTFPR em Pato Branco sediou a segunda Audiência Universitária, coordenada pelo representante das Universidades Públicas no Congresso Nacional, deputado federal Tadeu Veneri. A produção do evento contou com o apoio da Reitoria da UTFPR, da Direção-geral do campus Pato Branco e do sindicato de professores da UTFPR em Curitiba e Pato Branco. Cerca de 150 pessoas formaram a plateia, que participou por meio de perguntas e comentários sobre questões relacionadas às universidades.

Além da UTFPR, participaram do evento, representantes das reitorias da Universidade Federal da Fronteira Sul e do Instituto Federal do Paraná. Todos trouxeram informações sobre seus locais de origem; pela UTFPR, o reitor Marcos Schiefler destacou a necessidade da reposição de professores, com destaque aos da categoria EBTT, cujas aposentadorias não são repostas desde 2016, e o aumento de vagas de concurso para técnicos administrativos da Educação, o que foi ratificado, com dados locais, pelo diretor-geral de Pato Branco, Gilson Ditzel.

A greve de Técnicos administrativos, docentes e estudantes foi apresentada no palco por componentes dos sindicatos e do Diretório Central dos Estudantes. O objetivo foi demonstrar a necessidade do diálogo e entendimento das pautas, a fim de se construir uma Universidade melhor.

O deputado respondeu a todas as questões, informando que elas serão levadas e apresentadas, em Brasília, pela Frente Parlamentar de Defesa das Universidades Públicas, associação de parlamentares do Congresso Nacional, presidida por Veneri.