Portal renovado: orientações de acesso para editores
A proposta da renovação é tornar a apresentação das páginas iniciais mais atrativa para o público externo, sobretudo futuros alunos, neste universo em que transformações ocorrem incessantemente (um exemplo dessa atratividade foi inserir fotos dos 13 campi na “capa”, o que amplia o interesse da comunidade externa pelas cidades em que a Universidade se situa). Também destacar elementos demandados pela comunidade interna, com base nos chamados abertos à Assessoria do Portal (Asport) e pesquisa junto a gestores dos campi, para melhor atender esse público.
Como a nova versão está em fase de testes, ainda não foi retirado do ar o portal antigo. Por esse motivo, em buscas no Google ainda há a predominância do antigo em algumas páginas, pois a ferramenta Google entende que o antigo tem um número de acessos maior. Isso será resolvido assim que esta fase de testes se conclua e somente o novo portal esteja no ar.
Assim, toda a edição de conteúdo deve ser feita a partir do link https://www.utfpr.edu.br/login, que apresentam poucas diferenças do editor da versão antiga.
Confira o passo a passo para a edição no portal da UTFPR atualmente:
2. Espaço de edição aparece em uma barra do lado esquerdo.
A edição geral ficou mais básica e mais intuitiva (caneta significa editar; pasta é conteúdo; sinal + é inclusão de novo conteúdo; além disso, quando se coloca o mouse sobre o ícone, aparece a descrição por escrito). Apesar disso, algumas dúvidas podem surgir.
Escolher o item ‘Comunicação’, depois ‘Portal institucional’.
Os atendimentos têm ocorrido em tempo reduzido, pois o objetivo é sanar toda a demanda até meados do mês de março (neste final de janeiro, com os servidores que estão na ativa; em fevereiro, com a experiência dos docentes que voltam das férias; e, em começo de março, com as demandas que podem surgir dos estudantes).
A renovação do portal se deu a partir de referências internacionais de sucesso e estudos de elementos que compõem essa ferramenta de Comunicação na contemporaneidade. Traz, assim, novidades, o que precisam de um tempo para assimilação. Neste sentido, este período de testes espera ser um momento em que essas novidades se apresentem como benefícios para toda a comunidade e que este portal, mais bonito e com mais possibilidades, seja mais um modelo do trabalho sério que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná realiza neste país.
Diretoria de Gestão de Comunicação (Dircom)