Sigepe Mobile disponibiliza informações funcionais para os servidores
O aplicativo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão oferece aos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal que recebem seus vencimentos, proventos ou pensões pelo SIAPE, uma forma prática e ágil, de consultar as suas informações financeiras, cadastrais e funcionais, por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets e abre um novo canal de comunicação com os servidores públicos federais por meio da Central de Mensagens.
Atualmente o Aplicativo Sigepe mobile está com avaliação de 4,5 estrelas na loja Google Play, 4,1 estrelas na App Store de um total possível de 5,0 estrelas e conta com aproximadamente 730 mil instalações nestas 2 lojas. Estas avaliações representam que o aplicativo teve boa aceitação para o público alvo, tendo em vista que a nota dada pelo usuário é espontânea!
A iniciativa faz parte do novo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).
As Funcionalidades
- Consulta da prévia do contracheque para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos;
- Consulta dos contracheques dos últimos 12 meses, de forma simplificada e detalhada;
- Notificação (push) quando a prévia, contracheque definitivo e comprovante de rendimentos estiverem disponíveis, assim como quando uma nova consignação for averbada no seu contracheque, quando você autorizar um consignatário e uma nova mensagem for recebida na Central de Mensagens;
- Mostra gráficos detalhados dos rendimentos e descontos;
- Consulta dados cadastrais e funcionais, de acordo com o mês selecionado;
- Envio do contracheque por e-mail;
- Consulta, compartilhamento e impressão dos comprovantes de rendimentos;
- Consulta, compartilhamento e impressão de comprovante de pensão alimentícia;
- Consulta de férias;
- Consulta de margens consignáveis, , simulação de consignação e compartilhamento e impressão de extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas ;
- Autorização e Consulta de Autorização de Consignatário;
- Cadastramento de dispositivo móvel;
- Central de Mensagens;
- Acesso por autenticação biométrica (Leitor de Digital para Android e Touch ID e Face ID para iOS);
- Consulta do telefone, e-mail e endereço da Unidade Gestora (UPAG); e
- Marcação de férias para os órgãos que utilizam o Férias Web (em breve).
As vantagens
O Sigepe mobile coloca na palma da mão dos servidores, aposentados e pensionistas o acesso às informações cadastrais, funcionais, financeiras e comunicações recebidas da Central de Mensagens a qualquer hora e em qualquer lugar!
Com ele é possível visualizar, com mais clareza, os percentuais dos rendimentos e descontos lançados no contracheque, por meio de gráficos.
O usuário receberá uma notificação (push) quando a prévia do contracheque estiver disponível para que possa verificar antecipadamente se os lançamentos efetuados estão corretos.
Mais uma vantagem é a disponibilização anual do Informe de Rendimentos para preenchimento das informações que são necessárias para a declaração do Imposto de Renda.
Para quem paga pensão alimentícia e que antes tinha que dirigir à UPAG para pegar o comprovante impresso, agora pode consultar, imprimir e compartilhar também os comprovantes, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Havendo necessidade de entrar em contato com a sua Unidade Gestora (UPAG), o servidor poderá consultar o e-mail, telefone e endereço pelo aplicativo de 2 formas: a primeira está no Menu de Opções, clicando em “Localizar Unidade Gestora” e a outra é pela tela de login do aplicativo, clicando na interrogação e depois em “Unidade Gestora”.
O aplicativo permite também consultar, compartilhar e imprimir extratos e detalhamentos de consignações vigentes e encerradas, simular consignação, além de consultar de forma mais simples as margens consignáveis e as autorizações de consignatários, ampliando assim o controle e gestão das consignações.
Outro aspecto que proporciona maior mobilidade ao usuário é que ele pode autorizar um consignatário diretamente pelo dispositivo móvel. Para isso, basta que ele realize o cadastramento do dispositivo móvel apenas uma vez (pode iniciar o processo tanto pelo menu de opções quanto ao clicar em “Autorizar” na aba de Consignação) e siga os passos informados pelo aplicativo. Independente do canal que o usuário autorizar o consignatário ele recebe uma notificação (push) avisando, assim como uma mensagem com o detalhamento da autorização na Central de Mensagens.
Além disso, os servidores podem consultar as suas férias a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo assim se programar para o merecido descanso e quando tiver de férias saber qual o dia exato para voltar as atividades.
O Acesso
Para acessar o aplicativo, informe o CPF e a senha do Sigac cadastrada para acessar o Sigepe no Portal do Servidor.
Se não possuir senha cadastrada, acesse gestaodeacesso.planejamento.gov.br e selecione a opção “Primeiro Acesso” no menu “Precisa de Ajuda?”.
Caso o dispositivo móvel possua funcionalidade de biometria (Leitor de Digital para Android ou Touch ID/Face ID para iOS), você poderá habilitá-la para acesso ao aplicativo.
Em caso de dúvidas sobre o uso do aplicativo, basta clicar no link "Dúvidas Frequentes".
A instalação
O aplicativo Sigepe mobile poderá ser baixado (download) nas lojas da Google Play e App Store. Para que você tenha acesso as últimas funcionalidades disponibilizadas, mantenha sempre o seu aplicativo atualizado.
Para quem tem smartphone ou tablet Android:
- entrar na loja virtual Google Play (deverá ter acesso a internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
- pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
- instalar o aplicativo.
Para quem tem smartphone ou tablet iOS:
- entrar na loja virtual App Store (deverá ter acesso a internet no smartphone ou tablet e cadastro ativo nesta loja);
- pesquisar pelo nome Sigepe mobile; e
- instalar o aplicativo.
Para sua segurança, a área de Segurança da Informação do Ministério do Planejamento orienta que não seja realizada a instalação em fontes desconhecidas, ou seja, o aplicativo deverá ser instalado ou atualizado somente nas lojas Google Play ou App Store.
*Com informações do Ministério do Planejamento.