Home
/
Mural
/
Técnicos Administrativos em Educação. Nosso apoio e respeito

Técnicos Administrativos em Educação. Nosso apoio e respeito

Publicado 2/22/2024, 3:51:03 PM, última modificação 2/22/2024, 4:02:05 PM
Editorial

1091. Um mil e noventa e um técnicos administrativos/técnicas administrativas em educação (TAEs) na UTFPR em 2024. Esses servidores, que comprovaram sua capacidade e preparo para o trabalho por meio de concursos públicos concorridos e exigentes, atuam em um universo de 13 cidades, 15 sedes, cerca de 2500 professores, mais de 30 mil estudantes e a burocracia pública reconhecida como uma das maiores do planeta.

Eles/elas operam nas mais diversas áreas: do fazer matrícula até atuar nos laboratórios; do assistir e executar os processos a escrever matérias jornalísticas; do fazer contas a fazer planejamentos; do prestar contas interna e externamente. Do construir a Universidade até mantê-la.

Neste quadro em que nos encontramos, queremos, enquanto gestão desta Universidade, nos unir aos TAEs:

- reconhecendo, mais que sua importância, sua essencialidade, indispensabilidade;

- intensificando ainda mais a luta, já árdua, junto aos setores responsáveis (MEC e MGI) da administração pública, para a ampliação de vagas e imediata liberação para concursos nas áreas relativas às nossas demandas;

- apoiando as reivindicações de reestruturação de carreira (PCCTAE), em reuniões com os representantes dos servidores, a fim de aprimorarmos nosso papel gestor por meio do diálogo.

A reestruturação da carreira do Técnico Administrativo em Educação, a consolidação de sua identidade e a ampliação nos quadros das Universidades por meio de concursos públicos é premente para que o Brasil se efetive no caminhar para um país em que a EDUCAÇÃO vença as barreiras da injustiça social e da violência.

Este é o entendimento desta Reitoria.

Marcos Schiefler, reitor, e equipe gestora da UTFPR.