Home
/
Notícias
/
Submissões na área de saneamento são aceitas até 13/02

Submissões na área de saneamento são aceitas até 13/02

Publicado 1/29/2019, 4:21:48 PM, última modificação 2/4/2019, 9:06:11 AM

Até 13 de fevereiro, são aceitas as submissões para compor uma proposta institucional para a Chamada Pública da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), referente à área de saneamento ambiental. 

O convite para participação é feito pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), que deverá apresentar ao órgão de fomento somente uma proposta institucional, com foco em um dos temas estabelecidos: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólido; e drenagem e manejo de águas pluviais. O valor máximo da proposição está estipulado em um milhão de reais.

As propostas encaminhadas devem destacar a contribuição da solução sugerida para superar os desafios apontados no Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Assim, podem ser abordados: o acesso universal ao abastecimento de água; o esgotamento sanitário e o manejo de resíduos sólidos; a melhoria das eficiências operacional e energética; o desenvolvimento institucional e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil, entre outros.

Também deve estar contemplada a análise do ciclo de vida dos sistemas de saneamento, como um instrumento de avaliação na tomada de decisão para a seleção de produtos, processos e/ou serviços, em função do seu impacto ambiental. 

Os interessados devem encaminhar o Formulário para Apresentação de Propostas, a ser completado de acordo com as orientações do Manual de Preenchimento e as normas do Convite.

A divulgação dos resultados preliminar e final está prevista para os dias 18 e 21 de fevereiro, respectivamente. Em seguida, será elaborada a proposta institucional para envio à Finep no dia 08 de março.

Para mais informações, acesse o convite da Proppg.