Avalie seu professor
Descrição
A avaliação do docente pelo discente da UTFPR representa um importante instrumento de aferição, acompanhamento e conhecimento da qualidade de ensino oferecido. Proporciona aos alunos a participação efetiva na busca pela excelência do ensino e, aos professores, os retornos esperados e muitas vezes necessários ao bom andamento de suas práticas didático-pedagógicas.
O formulário-questionário utilizado para a aplicação de avaliação visa mensurar itens indispensáveis da relação professor/aluno. Conteúdo, didática, planejamento, avaliação e relacionamento são os focos deste formulário. Com os resultados desta avaliação é possível rever, planejar e aplicar ações que visem a constante busca pela melhoria do relacionamento professor/aluno.
Orientações
Pede-se então ao aluno, que avalie o seu professor pensando em seu desempenho em cada quesito solicitado, não avaliando o professor apenas com o sentimento de GOSTO ou NÃO GOSTO, atribuindo-lhe grau máximo ou mínimo em todos os quesitos, pois mesmo o ótimo professor tem algo que possa ser melhorado e também o professor com desempenho abaixo do esperado tem algum ponto positivo. O estudante deve demonstrar, em cada quesito, a sua visão da performance do professor, pois este precisa e quer receber um feedback.Além de elogios, é possível apontar falhas do docente, sem contudo ofender ou denegrir a sua imagem.
O item “Comentários e Sugestões” é um espaço para apresentar de forma dissertativa e complementar a percepção do aluno, referente à atuação pedagógica dos docentes para aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Com a análise destes comentários, os gestores e docentes podem rever, planejar e aplicar ações para a melhoria da qualidade do ensino. Os comentários são sigilosos. Porém, no caso de ofensas pessoais ou denúncias infundadas, poderá, por força de Sindicância, Processo Administrativo ou Ordem Judicial e com a anuência do Pró-Reitor de Graduação e Educação Profissional, ser acessado o sistema e identificado o autor da ofensa/denúncia, que também poderá responder criminalmente por calúnia, difamação ou injúria, de acordo com o Código Penal Brasileiro.