Home
/
Blog da UTFPR
/
Descubra como estudar no exterior pela UTFPR

Descubra como estudar no exterior pela UTFPR

Publicado 8/8/2025, 6:18:15 PM, última modificação 8/8/2025, 6:28:21 PM
Faça intercâmbio em uma universidade estrangeira e ingresse no mercado de trabalho com diploma internacional

Você sabia que é possível estudar em outro país e ainda sair da universidade com dois diplomas? Na UTFPR, isso é uma realidade para os alunos que participam dos programas de dupla diplomação, que oferecem aos estudantes a chance de viver uma experiência internacional enriquecedora e fortalecer sua formação acadêmica e cidadã.

O que é dupla diplomação?

A dupla diplomação permite que estudantes cursem parte da graduação em uma universidade parceira no exterior e, ao final do curso, recebam dois diplomas válidos: um brasileiro, da UTFPR, e outro da instituição estrangeira.

Essa experiência é chamada de mobilidade internacional com dupla diplomação e está disponível para diversos cursos da UTFPR. Por meio dela, o estudante passa parte da graduação fora do Brasil, cumprindo disciplinas que são reconhecidas por ambas as instituições. Assim, é possível concluir o ensino superior com reconhecimento acadêmico nos dois países.

Quer saber mais sobre como funciona? Confira os projetos de dupla diplomação da UTFPR.

Por que fazer dupla diplomação?

Dentre os motivos para participar do programa podemos destacar a imersão linguística e cultural proporcionada pela dupla diplomação. Vivenciar a cultura de forma ativa, convivendo com nativos e obtendo contato imersivo com a língua estudada auxilia diretamente no enriquecimento curricular e cultural do estudante.

Outro ponto importante é a qualidade acadêmica. Com os dois diplomas, o aluno aumenta significativamente seu prestígio acadêmico. Ao estudar nas instituições de ensino que têm parceria com a UTFPR, o estudante pode ainda experimentar diferentes metodologias e abordagens de ensino.

Além disso, destaca-se a empregabilidade internacional. A obtenção de dois diplomas representa um diferencial no mercado de trabalho. Os estudantes que optam por participar do programa se diferenciam em processos seletivos, ampliam suas oportunidades de emprego e aumentam as chances de construir uma carreira internacional.

É preciso lembrar que o diploma de graduação brasileiro não é automaticamente aceito em outros países, sendo, na maior parte das vezes, necessário conseguir a revalidação para exercer atividades profissionais fora do território nacional. Isso acontece também com pessoas com diploma estrangeiro que buscam trabalhar em sua área de formação no Brasil.

Com o programa de dupla diplomação, o aluno tem diplomas válidos em dois países, o que aumenta ainda mais a possibilidade de atuar fora do Brasil. E há também a oportunidade de estabelecer um networking global, mediante um contato próximo com professores, alunos e profissionais estrangeiros.

Ex-participante do programa de dupla diplomação, Mariana - egressa do curso de Engenharia Florestal - é um exemplo de empregabilidade internacional. Atualmente, ela trabalha como engenheira florestal em Portugal, país onde realizou seu mestrado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). “Conhecer a realidade da gestão florestal portuguesa foi, sem dúvida, um dos pontos que me abriu as portas ao mercado de trabalho do país”, afirma.

Quais países têm parceria com a UTFPR?

A UTFPR tem convênios com instituições de ensino superior de diversos países. Entre os destinos mais procurados pelos alunos estão:

  • França
  • Portugal
  • Espanha
  • Argentina
  • Japão

Esses acordos são realizados por meio de parcerias internacionais firmadas ao longo dos anos. Você pode conferir a lista completa das universidades com parcerias de dupla diplomação no Portal da UTFPR

Quais cursos da UTFPR oferecem essa possibilidade?

Atualmente, cerca de 20 cursos de graduação da UTFPR contam com programas de dupla diplomação. A lista inclui áreas como Engenharia, Administração, Ciência da Computação, entre outras.

Para saber quais possibilidades de formação estão contempladas, acesse os cursos com dupla diplomação.

Como participar?

Cada curso conta com seus próprios editais e requisitos para participar. O estudante que tiver interesse pode procurar por editais antigos - caso o curso não tenha nenhum aberto no momento - para que possa se situar em relação às regras de participação.

Entretanto existem alguns requisitos que são comuns na maior parte dos casos, como: possuir um passaporte com validade maior do que a do período da dupla diplomação, possuir conhecimento do idioma do país, ter médias acima de 7 e não ter histórico de reprovações.

O aluno selecionado é acompanhado, ao longo do processo de dupla diplomação, por um professor que é responsável pela internacionalização do seu curso.

Existe algum auxílio para estudar fora?

O estudante deve se certificar de que conseguirá se manter durante a estadia no exterior. Eventualmente podem ser abertos editais que disponibilizem bolsas para os estudantes aprovados no programa, como as financiadas pela Fundação Araucária. De todo modo, é esperado que o estudante possa se manter por conta própria quando for aprovado no programa.

Transforme seu futuro com a UTFPR. No Brasil e no exterior.

Reportar erro