Home
/
Blog da UTFPR
/
Quer ingressar na UTFPR utilizando suas notas de edições passadas do Enem?

Quer ingressar na UTFPR utilizando suas notas de edições passadas do Enem?

Publicado 5/12/2025, 5:27:30 PM, última modificação 8/8/2025, 5:44:33 PM
Conheça o novo método de ingressar em uma faculdade gratuita e de qualidade

Se você realizou a prova do Enem em anos anteriores e quer aproveitar essa nota para ingressar no ensino superior, a UTFPR tem uma novidade para lhe apresentar: o +Enem, um programa que permite o ingresso utilizando a sua nota de uma das últimas 13 edições do exame!

Serão ofertadas mais de 4 mil vagas divididas em 111 cursos de 13 campi da UTFPR, em áreas do conhecimento como as Engenharias, Tecnologia, Licenciaturas e Ciências Sociais Aplicadas. Confira a lista completa de cursos disponíveis no site oficial do +Enem.

As inscrições devem ser feitas através do site oficial da UTFPR e vão até o dia 21 de maio, com o valor de R$ 10. Esse processo seletivo tem vantagens como praticidade e caráter inclusivo, já que dá a possibilidade de escolha de se candidatar para dois cursos distintos, possui vagas reservadas para cotistas (escola pública, baixa renda, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e PCDs) e processos de matrícula feitos integralmente online.

Enem 2025

Caso você ainda não tenha realizado o Enem, aproveite para se inscrever na edição de 2025. Assim, você terá a chance de cursar o ensino superior gratuitamente em um ambiente de ampliação das suas habilidades profissionais, intelectuais e sociais. Em 2025, as inscrições estarão abertas entre os dias 26 de maio e 6 de junho e a aplicação das provas acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro, a nível nacional. O exame visa avaliar o conhecimento do candidato nas categorias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Redação.

Após a divulgação do seu resultado, você poderá utilizar a nota em múltiplos processos seletivos. O mais comum é o Sistema de Seleção Unificado (SiSU), uma plataforma do governo federal que dá a oportunidade de os candidatos usarem a nota do Enem para conseguir uma vaga em diversos cursos gratuitos de graduação renomados em universidades brasileiras, sendo a UTFPR uma dessas possibilidades.

Como usar a nota do Enem no SiSU?

O SiSU leva em conta apenas as notas das duas últimas edições do Enem e possibilita ao inscrito a participação no processo seletivo com o resultado obtido no exame. As inscrições abrem uma vez por ano, antes do primeiro semestre letivo, são gratuitas e devem ser realizadas no site oficial do governo federal.

Na UTFPR, são oferecidos cursos de graduação das mais diversas áreas de atuação através desse programa. Confira mais informações sobre essa forma de ingresso na página do SISU no portal institucional.

A seguir serão abordados outros meios de ingressar em uma instituição pública de ensino superior qualificada como a UTFPR.

Vestibular e processo seletivo simplificado da UTFPR

Como alternativa para aqueles que não querem depender apenas da sua nota do Enem ou que não fizeram as provas, a UTFPR fornece um vestibular próprio da instituição como opção. O exame é aplicado anualmente, geralmente no final do ano, para ingresso no próximo semestre letivo. Nele são cobradas uma redação e uma prova de conhecimentos gerais com 60 questões objetivas, abrangendo 11 disciplinas, sendo elas:

  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • Geografia
  • História
  • Língua Portuguesa
  • Literatura Brasileira
  • Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
  • Filosofia e Sociologia

A taxa de inscrição é de R$ 150, com a possibilidade de isenção para quem tem cadastro regular no CadÚnico. Acesse o Espaço do Candidato para obter mais informações sobre o Vestibular.

A UTFPR também oferta o processo seletivo simplificado, que é ocasional, ou seja, acontece apenas quando houver vagas não preenchidas nos processos convencionais. Neste caso, o candidato poderá usar suas notas de edições anteriores do Vestibular UTFPR (últimas três edições), do Enem (últimas cinco edições) e/ou histórico escolar do Ensino Médio. A iniciativa visa mobilizar egressos do Ensino Médio que não tenham zerado em nenhuma prova do Enem ou vestibular e apresentem documentação válida. A inscrição é gratuita e o candidato poderá escolher concorrer em até dois cursos.

Mesmo com o vestibular, o SiSU e o processo seletivo simplificado, a UTFPR passou a oferecer uma outra alternativa valiosa para quem deseja estudar em uma das melhores universidades públicas do Brasil, sem precisar fazer o vestibular ou o Enem mais uma vez, que é o +Enem.

Por que fazer parte da UTFPR?

Além de ser pública e gratuita, a universidade é reconhecida nacionalmente pela sua excelência em relação ao ensino. A UTFPR possui nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação (MEC) e vários cursos com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o qual avalia os estudantes universitários do Brasil e é considerado o principal indicador de qualidade para os cursos superiores. A instituição também se destaca pelos seus projetos de pesquisa e extensão, pela aproximação com empresas renomadas e por oferecer laboratórios equipados, que fornecem a estrutura necessária para que esses projetos se desenvolvam.

Por ser uma universidade pública, a UTFPR também possui a vantagem dos programas de apoio ao aluno, como o restaurante universitário, bolsas de pesquisa e extensão e o auxílio estudantil, criando assim um ambiente ideal para garantir dedicação máxima à educação, com infraestrutura e prestígio.

Reportar erro