Formaturas

Publicado 6/19/2017, 12:59:25 PM, última modificação 8/24/2017, 9:00:38 AM

Colação de Grau

A conclusão do curso certamente é para o estudante a celebração de uma grande conquista. A cerimônia  de Colação de Grau é um dos mais belos momentos da jornada. É um momento grandioso quando diretores, docentes, funcionários, pais e alunos compartilham a alegria de  ver que todo o esforço valeu a pena. É o momento de externar os sentimentos e expressar o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Neste sentido, para que esse evento aconteça tal qual foi idealizado, é de fundamental importância que tenha um planejamento e siga as normas de protocolo para a Solenidade de Colação de Grau desta Instituição.

Os alunos da UTFPR matriculados em cursos regulares que estiverem aptos a colar grau deverão se cadastrar junto ao Departamento de Registros Acadêmicos para fazerem parte da sessão solene e pública de colação de grau.

A Colação de Grau é ato oficial obrigatório para a obtenção de diploma dos cursos de Graduação e será realizada em sessão solene e pública, presidida pelo Diretor-Geral do Câmpus, à qual têm direito de participar todos os formandos.

Somente poderá participar da solenidade e receber a outorga de grau o aluno habilitado para este fim, ou seja, que tenham concluído todos os componentes curriculares de seu curso de acordo com parecer do Departamento de Registros Acadêmicos.

AGENDA

As solenidades de colação de grau no Câmpus Apucarana acontecem, geralmente, nos meses de fevereiro e agosto, em datas a serem definidas pela Direção-Geral do Câmpus e coordenações de cursos.

DISPENSA

Em nenhuma hipótese, a outorga de grau é dispensada. Em caso da impossibilidade de participação na sessão solene de Colação de Grau coletiva, o formando deverá solicitar sua outorga de grau em gabinete à Diretoria-Geral do Campus, via requerimento solicitado no Departamento de Registros Acadêmicos, que o encaminhará, contendo a justificativa e documentação comprobatória, para análise da Diretoria-Geral.

VESTES TALARES

Beca: O traje oficial dos formandos na colação de grau é a beca na cor preta, com faixa abdominal, que no caso da UTFPR  é branca e amarela com o emblema da nossa instituição.
Capelo: Chapéu usado pelos formandos universitários na cerimônia de colação de grau. O capelo é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau.

DOCUMENTOS

CONTATO

    Soraya Hiromi Kanashiro - sorayah@utfpr.edu.br
    Patrícia Mara Gomes - patriciagomes@utfpr.edu.br
    Tel: (43) 3425-6460 - ramal: 231