Campus
/
Campus Campo Mourão
/
UTFPR - Campus Campo Mourão

UTFPR - Campus Campo Mourão

Publicado 4/7/2016, 4:22:11 PM, última modificação 1/5/2024, 4:51:37 PM

O Campus Campo Mourão iniciou seu funcionamento nas instalações do antigo Ginásio de Esportes Belim Carolo, ocupando uma área de 64 mil m² aproximadamente.  As atividades discentes começaram no dia 10 de abril de 1995, com 240 alunos distribuídos em seis turmas. 

Em 07 de outubro de 2005, quando foi sancionada a lei de transformação do CEFET/PR na primeira Universidade Tecnológica Federal do Brasil, o Campus Campo Mourão deixou de ser CEFET para ser um dos campi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O Campus Campo Mourão é um dos treze campi da UTFPR.

Encontra-se em pleno processo de expansão. Atualmente, o campus conta com uma estrutura física privilegiada onde estudam cerca de 2.000 alunos. Oferece o Curso Técnico Integrado em Informática (nível médio), cursos na modalidade Educação à Distância na área de eletrônica e ambiental. Oito cursos superiores: Ciência da Computação; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Eletrônica; Engenharia Química; Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos. 

Além disso, o campus  atualmente oferece  sete cursos de pós-graduação, sendo três em nível de especialização: Aperfeiçoamento em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica, Especialização em Matemática e Engenharia de Segurança do Trabalho. Três em nível de mestrado: Tecnologia de Alimentos, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em Inovações Tecnológicas. Conta também com o DINTER (Doutorado Interinstitucional) em Computação entre a UTFPR-CM e USP/SP, em Engenharia Elétrica e Computação entre a UTFPR-CM e UNICAMP  e em Letras entre a UTFPR-CM e UFPR. Também oferecemos o Programa Especial de Formação Pedagógica, Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) e, esporadicamente, cursos de capacitação em diferentes áreas. O campus possui em seu quadro de servidores efetivos 192 Docentes e 77 técnicos-administrativos.

Mapa do Campus