Home
/
Campus
/
Campus Curitiba
/
Agenda de Eventos
/
I Jornada em Linguagens e Artes Negras e Indígenas & XII TECLIS será de 9 a 11 de junho

I Jornada em Linguagens e Artes Negras e Indígenas & XII TECLIS será de 9 a 11 de junho

Publicado 5/9/2025, 12:08:44 PM, última modificação 5/19/2025, 1:50:47 PM

Objetivo do evento é construir práticas antirracistas na educação

A  I Jornada em Linguagens e Artes Negras e Indígenas & XII TECLIS será realizada nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2025, na UTFPR - Campus Curitiba , sede Centro. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UTFPR em parceria com o NEABI da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Litoral e com o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UTFPR (PPGEL).

As inscrições para submissão de trabalhos para apresentação foram prorrogadas até 23 de maio, por meio deste formulário. As inscrições para participação como ouvinte permanecerão abertas até a data de realização do evento.

O evento visa construir, por meio de discussões e práticas, novas perspectivas sobre as questões em educação étnico-raciais nos estudos da linguagem, trazendo as vozes, lutas, literaturas, histórias, artes, pedagogias, gramáticas, epistemologias e tecnologias negras e indígenas na nossa sociedade e na educação.

A professora Amanda Crispim, do Departamento Acadêmico de Linguagens e Comunicação (DALIC) e do NEABI da UTFPR, destaca a importância da jornada. “Primeiro é marcar território, marcar espaço, principalmente dentro da UTFPR, que é uma universidade que poucas vezes se debruçou para esse tipo de evento, poucas vezes pensou em um evento como esse. Então, a gente acha importante que pesquisadores, principalmente os da UTFPR, marcarem esse espaço, essa presença dentro da instituição. Também a questão da representatividade é importante para mostrar que aqui, na nossa região, na nossa universidade, a gente está estudando e desenvolvendo pesquisas e ações sobre a educação étnico-racial”.

Ela também destaca a relevância da participação da comunidade acadêmica no evento. “Discutir sobre educação antirracista, discutir sobre literatura, sobre artes, sobre linguagens negras e indígenas de forma mais aprofundada, já que, na maioria das vezes, nas instituições, isso é discutido apenas como conteúdo optativo.”

A jornada é destinada a estudantes, docentes da educação básica e superior, pesquisadores, profissionais de diversas áreas, bem como pessoas interessadas pertencentes à comunidade externa.

Programação

Haverá mesas redondas, comunicações orais e grupos de trabalho (GTs) nos seguintes eixos temáticos:

● E.R.E.R - Educação para as Relações Étnico-Raciais;

● Literatura Negra Brasileira;

● Literaturas Africanas em Língua Portuguesa;

● Literaturas Indígenas;

● Colonialismo, Racismo e Preconceito Linguísticos;

● Artes e Visualidades Negras e Indígenas;

● Linguísticas Africanas, Black English e Pretoguês;

● Comunicação e Relações Étnico-Raciais.

Além disso, serão realizadas rodas de conversas e palestras. Dentre os palestrantes,está confirmado o escritor indígena Olívio G. Cuppé, que abordará a literatura indígena. Também estarão presentes as pesquisadoras Marlina Oliveira e Débora Proença, que estudam educação antirracista e literatura negra, respectivamente. Outra palestrante confirmada é a professora Maria Alice, professora do PPGEL e que também estuda literatura de mulheres negras.











Reportar erro