NEABI-CT realiza terceiro encontro do Círculo de Leitura de Literatura Negra e Indígena
No dia 20 de maio, o Núcleo de estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-CT) realizará para toda comunidade acadêmica e externa o terceiro encontro de 2025 do Círculo de Leitura de Literatura Negra e Indígena, projeto extensionista coordenado pela professora Amanda Crispim (DALIC). Neste encontro, a obra escolhida é “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, de Ailton Krenak. A mediação será realizada por Erick Brasil, bolsista do NEABI.
O encontro será realizado na Sala Multimeios, no Bloco I da Sede Centro (próximo ao auditório), sala CI-003, das 17h30 até 18h30. Haverá emissão de certificados aos participantes.
Ideias para Adiar o Fim do Mundo
O objetivo da escolha da obra de Krenak é fortalecer o movimento de visibilidade das vozes indígenas como parte vital da produção de conhecimento. Ativista, filósofo e escritor da etnia indígena crenaque, o autor é uma das figuras centrais no pensamento contracolonial contemporâneo no Brasil.
A obra foi publicada em 2019 e ganhou destaque no cenário educacional nacional e foi selecionada como leitura obrigatória para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reforçando sua relevância tanto no campo literário quanto nos debates socioambientais e políticos da atualidade. Com uma linguagem profundamente crítica, Krenak convida a repensar os paradigmas da humanidade moderna, questionando a noção de progresso e propondo novos caminhos a partir dos saberes ancestrais dos povos originários.