UTFem promove II Simpósio de Empreendedorismo Feminino
O evento será nos dias 8 e 9 de maio, na Sede Ecoville
UTFem promove II Simpósio de Empreendedorismo Feminino. O evento é aberto à comunidade e será realizado nos dias 8 e 9 de maio, na UTFPR Sede Ecoville, nos turnos da manhã e tarde, das 8h30 até às 17h. Por meio de palestras, workshops, mesas redondas e oficinas conduzidas por especialistas, o objetivo é promover a troca de experiências, ampliar o conhecimento sobre empreendedorismo tecnológico e fortalecer a presença feminina nesse setor em constante evolução. As inscrições serão realizadas por este formulário. Junto com a inscrição, está sendo promovida uma campanha de doação de calcinhas e meias para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“No contexto brasileiro, em que os desafios de igualdade de gênero ainda são muitos, o simpósio contribui para promover a inclusão, fortalecer o empreendedorismo feminino e impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras que podem beneficiar toda a sociedade”, conta Rosângela Stankowitz, coordenadora do UTFem. Ronsângela ainda acrescenta que o evento “[...] é uma forma de reconhecer e potencializar o papel das mulheres na tecnologia, criando um ambiente mais diverso, criativo, inclusivo e igualitário”.
UTFem
O Programa de Empreendedorismo Tecnológico Feminino – UTFem visa aumentar a participação feminina em pesquisas e negócios, por meio da transferência de tecnologia e conhecimento. É um condutor de ações transversais na assessoria às mulheres estudantes, pesquisadoras e empresárias, para reduzir os índices de desigualdade de gênero no cenário brasileiro. O UTFem promove ações e atividades nas áreas de empreendedorismo, extensão universitária, negócios e pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Consolida e aproxima a academia do setor produtivo no fortalecimento de uma rede de programas e projetos voltados à equidade de gênero no Estado do Paraná.
O UTFem incentiva e capacita mulheres a desenvolverem suas habilidades empreendedoras e tecnológicas, promovendo maior inclusão e diversidade no setor de inovação. Além disso, colabora na criação de um ambiente mais igualitário, estimulando a participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Ao oferecer suporte, mentoria e recursos específicos, o programa pode impulsionar a criação de startups lideradas por mulheres, gerando impacto econômico e social. Também contribui para fortalecer a cultura de inovação na universidade, inspirando outras estudantes a seguirem carreiras no empreendedorismo tecnológico.