Home
/
Campus
/
Campus Curitiba
/
Avisos e destaques
/
Saiba como foi a campanha do Outubro Rosa da UTFPR Curitiba

Saiba como foi a campanha do Outubro Rosa da UTFPR Curitiba

Publicado 12/8/2025, 2:28:23 PM, última modificação 12/8/2025, 3:07:58 PM
Iniciativa ocorreu nos dias 16 e 17 de outubro

Nos dias 16 e 17 de outubro, o Centro Acadêmico de Radiologia (CARAD), em parceria com o Projeto Estímulo, promoveu uma campanha do Outubro Rosa na UTFPR Curitiba , transformando o pátio principal da universidade em um espaço de diálogo e acolhimento. O evento teve como propósito reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de ampliar o debate sobre o tema dentro da comunidade acadêmica.

Estudantes, professores e visitantes puderam participar de uma feira interativa, com materiais explicativos, imagens de exames de mamografia, orientações sobre o autoexame e conversas sinceras sobre o câncer de mama. As conversas também destacaram que o câncer de mama não afeta apenas mulheres, reforçando a importância de incluir os homens nessa discussão de saúde e autocuidado.

O evento contou com a presença de convidadas especiais que compartilharam suas vivências e saberes: Ana Maria Boarão, enfermeira no Distrito Sanitário de Santa Felicidade, atuante em Epidemiologia; Gabriella Thomaz Camilo, voluntária do Projeto Estímulo; Jussara Baptista Lopes, enfermeira da Unidade Básica de Saúde União das Vilas; Bárbara Ink, artista e tatuadora especializada em dermopigmentação paramédica. 

Durante os encontros, o público pôde aprender sobre os caminhos do cuidado, a força das redes de apoio e como a informação pode transformar vidas. A ação proporcionou momentos de troca, acolhimento e conscientização, fortalecendo a união entre o curso, o projeto e a comunidade universitária em prol da saúde. 

Os membros do CARAD Ana Laura Bet, Arthur Jaworski Ferreira, Eloisa Carneiro da Silva, Julia Kloss, Leticia de Lara, Maria Eduarda Florentino, Mateus Tell Bank, Rayra Felício dos Santos, Sarah Cardoso de Paula e Tais Camille da Silva acompanharam o evento acolhendo o público e explicando materiais.






Reportar erro