UTFPR-DV presidirá IV Seminário Socioambiental Angola–Brasil em 2026

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos presidirá novamente, em 2026, o IV Seminário Socioambiental Angola–Brasil, que será realizado entre os dias 20 e 26 de junho, na Universidade Federal do Pará(UFPA), no Campus de Abaetetuba.
Consolidado como um espaço permanente de diálogo científico, extensionista e intercultural, o evento reunirá instituições brasileiras e angolanas, promovendo a troca de conhecimentos nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde. A edição de 2026 contará com a presença de uma delegação africana, reforçando o caráter internacional e a cooperação no eixo Sul-Sul.
Outro destaque da programação será a participação do diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marcos Sorrentino, ampliando o diálogo entre universidade e políticas públicas ambientais.
A UTFPR atuará como instituição coordenadora do seminário, ao lado da UFPA, anfitriã do evento. Também participam da organização universidades brasileiras como UEMS, USP, UFTM, UFBA e IFRJ, em parceria com instituições de ensino superior de Angola, entre elas a Universidade do Namibe (UNINBE), o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISPCS), o Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (ISCED) e o Instituto Superior Politécnico do Moxico.
Com o tema “A Pesquisa e a Extensão Internacional por meio da Cooperação para o Desenvolvimento de Territórios no Sul Global”, o seminário promoverá uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, oficinas, palestras, visitas técnicas e apresentações de trabalhos científicos, além de atividades integrando graduação e pós-graduação dos dois países.
A presidente do seminário no Brasil e docente da UTFPR-DV, professora Dra. Anelize Queiroz Amaral, destaca que o evento fortalece a internacionalização da extensão universitária, incentivando a mobilidade acadêmica, a realização de pesquisas conjuntas e o desenvolvimento de ações inovadoras junto às comunidades.
Interessados poderão submeter trabalhos até 12 de maio de 2026, em eixos temáticos relacionados a meio ambiente, educação, saúde, formação de professores, linguagem e tecnologias.
A realização do seminário reafirma o protagonismo da UTFPR Campus Dois Vizinhos na articulação de redes internacionais de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a construção de soluções compartilhadas entre Brasil e países africanos.
Serviço
O que: IV Seminário Socioambiental Angola–Brasil
Quando: 20 e 26 de junho de 2026
Onde: Universidade Federal do Pará(UFPA), no Campus de Abaetetuba
Inscrições: https://doity.com.br/rieu2026
