UTFPR integra equipe da Plataforma Saúde do Solo BR apresentada na COP30

Mapa de saúde dos solos agrícolas dos municípios paranaenses nos últimos cinco anos. Veja mais em https://saudedosolo.embrapa.gov.br/inicio.
A agricultura brasileira acaba de apresentar ao mundo uma ferramenta estratégica para o monitoramento de solos. A Plataforma Saúde do Solo BR (https://saudedosolo.embrapa.gov.br/inicio) foi lançada na segunda-feira (17), durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA). Desenvolvida pela Embrapa, a iniciativa reúne o maior banco de dados sobre saúde do solo do mundo e contou com participação ativa do Laboratório de Pedometria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em sua concepção e estruturação metodológica.
O lançamento ocorreu no espaço Agrizone da Embrapa e apresentou ao público uma plataforma digital e interativa que transforma milhares de dados laboratoriais em um diagnóstico integrado da condição de saúde dos solos brasileiros.
Plataforma Saúde do Solo BR
A ferramenta utiliza a tecnologia de Bioanálise de Solo (BioAS) para classificar as áreas em categorias como "saudável", "em recuperação" ou "adoecendo", permitindo um manejo agrícola mais sustentável. Esta tecnologia inovadora é fruto de pesquisas de longa data lideradas pela Dra. Ieda Mendes, da Embrapa Cerrados.
Para que essa complexa base de dados se tornasse uma plataforma acessível e funcional, foi necessário um trabalho intensivo de ciência de dados. A UTFPR contribuiu para a iniciativa através da participação técnica direta do Laboratório de Pedometria, sediado nos câmpus Santa Helena e Dois Vizinhos .
"A nossa expertise consolidada na gestão de dados de solo em escala nacional foi fundamental para essa colaboração", explica o professor Dr. Alessandro Samuel-Rosa, um dos coordenadores do Laboratório de Pedometria. "Fomos parceiros ativos na concepção e na produção dos dados da plataforma, aplicando nosso conhecimento em pedometria e ciência de dados para ajudar a transformar milhares de análises laboratoriais em um mapa interativo e acessível para todo o Brasil. Ver este trabalho sendo lançado em um palco como a COP30 é muito gratificante."

Acima: Equipe do Laboratório de Pedometria em outubro de 2023 reunida com a equipe da Dra. Ieda Mendes (no topo à esquerda) na Embrapa Cerrados para definir a metodologia de processamento e modelagem dos dados de saúde dos solos brasileiros.
Abaixo: Primeira reunião de concepção da modelagem dos dados de saúde do solo do Brasil com a Dra. Ieda Mendes (no topo à direita) na Embrapa Solos, em julho de 2023, como parte das atividades do Projeto FINEP PronaSolos.
"Esta plataforma é um exemplo fantástico do que a ciência brasileira pode alcançar quando trabalhamos em rede", acrescenta a professora Dra. Taciara Zborowski Horst, também coordenadora do Laboratório de Pedometria. "Unir a expertise da Embrapa na tecnologia BioAS com a nossa capacidade em ciência de dados da UTFPR resulta em uma ferramenta de impacto nacional. É a consolidação de uma rede de pesquisa que beneficia diretamente a sociedade e o desenvolvimento sustentável."
A participação na Plataforma Saúde do Solo BR reforça o papel da UTFPR como uma instituição líder não apenas no ensino e pesquisa em ciências agrárias, mas como uma referência central na ciência de dados de solo no país. O trabalho do Laboratório de Pedometria demonstra como a universidade contribui diretamente para soluções de impacto nacional, promovendo a agricultura regenerativa e os compromissos climáticos do Brasil.
Sobre o Laboratório de Pedometria
O grupo de pesquisa da universidade é reconhecido nacionalmente por sua liderança em múltiplas frentes estratégicas. O laboratório já coordena o Repositório Brasileiro de Dados de Solo (SoilData, https://soildata.mapbiomas.org/) e o MapBiomas Solo (https://brasil.mapbiomas.org/). Somando-se a isso, a equipe da UTFPR assumiu recentemente a Coordenação Científica da Regional Sul do recém-aprovado INCT Solos do Brasil (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia).
