Últimos dias para realizar a Autenticação Administrativa de Documentos
O Departamento de Registros Acadêmicos da UTFPR Campus Francisco Beltrão (DERAC-FB) comunica que restam poucos dias para os alunos ingressantes nos semestres 2024/1 e 2024/2, realizarem o procedimento obrigatório de Autenticação Administrativa de documentos. A data limite é 29 de novembro de 2024.
Caso o procedimento não seja realizado dentro do prazo estabelecido, o cadastro do aluno será bloqueado até que haja a regularização documental. Se até a data de 10 de fevereiro de 2025 a situação de regularização dos documentos persistir como pendente, o aluno será desligado da Instituição.
SOBRE A AUTENTICAÇÃO ADMINISTRATIVA
O que é?
É o ato de conferir a autenticidade dos documentos que foram enviados por meio digital no ato da matrícula.
O procedimento é obrigatório?
Sim, para todos os alunos ingressantes nos semestres 2024/1 e 2024/2.
Observação: Não apenas os calouros são ingressantes: transferidos, reoptantes de curso, reingressantes no mesmo curso, reentradas no mesmo curso, entre outras situações relacionadas.
Quais documentos?
Providencie os documentos originais listados abaixo.
Observação: São cinco documentos obrigatórios a todos, e para os masculinos adiciona-se o certificado militar.
Documentação Pessoal
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Documento de identificação.
Pode ser um dos seguintes documentos:
- RG - Registro Geral; ou
- CNH - Carteira Nacional de Habilitação; ou
- Outros (consulte o DERAC-FB). - CPF – Cadastro de Pessoa Física:
Geralmente o número de CPF consta no RG. Caso não esteja, pode ser apresentado um destes documentos:
- Cartão físico; ou
- Dispensado, se constar no RG; ou
- Dispensado, se constar na CNH; ou
- Dispensado, se constar na Certidão de Nascimento; ou
- Certidão de Regularidade expedida online. - Certificado Militar (obrigatório se masculino maior de 18 anos).
Pode ser um destes documentos:
- Certificado de Alistamento, nos limites da sua validade; ou
- Certificado de Reservista; ou
- Certificado de Isenção; ou
- Certificado de Dispensa de Incorporação.
Documentação Acadêmica
- Histórico Escolar do ensino médio
- Certificado de Conclusão
- Dispensado, se constar junto ao histórico.
Como fazer?
Apresente a documentação original exigida no DERAC-FB. Para isso, faça o agendamento para atendimento presencial. Link para o agendamento: linktr.ee/deracfb
Compareça no DERAC-FB no dia e horário agendado, portando os documentos originais. Cópias não serão aceitas.
DÚVIDAS
Para esclarecimento de dúvidas, entre em contato com o DERAC-FB:
- Atendimento presencial:
- Manhã: Terça, quinta e sexta-feira, das 10h às 12h;
- Tarde: Segunda à sexta-feira, das 14h às 17h;
- Noite: Segunda e quarta-feira, das 19h às 21h30. - E-mail: derac-fb@utfpr.edu.br
- Telefone: 46 3151-1207