Home
/
Campus
/
Campus Guarapuava
/
UTFPR Guarapuava tem 48 vagas no Sisu 2024

UTFPR Guarapuava tem 48 vagas no Sisu 2024

Publicado 1/22/2024, 3:53:34 PM, última modificação 1/22/2024, 3:53:55 PM
Inscrições para o SiSU vão até 25 de janeiro de 2024 pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior

O Campus de Guarapuava da UTFPR oferta 48 vagas para o SiSU 2024 que está com inscrições abertas até quinta-feira (25). Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do Portal de Acesso Único do Ministério da Educação (https://acessounico.mec.gov.br/sisu). Para isso, basta utilizar a nota do Enem 2023, exceto se tiver zerado a redação ou tiver feito o exame como “treineiro”.

Os cursos ofertados pelo Campus Guarapuava são os seguintes:

Engenharia civil - 13 vagas

Engenharia mecânica - 13 vagas

Engenharia mecatrônica - 13 vagas

Sistemas para Internet - 9 vagas

Metade das vagas são destinadas a estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas. A novidade desta edição é que houve uma atualização da Lei de Cotas. Com isso, passam a existir cotas para quilombolas, além de categorias já existentes para pretos, pardos, indígenas (PPI) ou pessoas com deficiência.

Também há a modalidade para candidatos com renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo, que devem comprovar a renda com o envio da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O documento pode ser obtido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura municipal.

Outra mudança no Sisu foi a forma de classificação. Primeiro, todos os candidatos concorrem às vagas de ampla concorrência. Depois, somente nos casos quando não alcançarem as notas nesta modalidade, os candidatos inscritos passam a disputar por cotas.

Veja como se inscrever

1. Faça o cadastro no “Login único” para criar uma conta da plataforma “Gov.br”. Caso já tenha o registro, basta entrar com o CPF e a senha.

2. De 22 a 25 de janeiro, acesse o site do Sisu e escolha até dois cursos, indicando em qual categoria deseja concorrer.

3. Até o fim do prazo de inscrição, dá para alterar as opções, de acordo com a nota de corte que vai ser informada diariamente pelo sistema. Depois, é só confirmar a sua escolha.

4. Aí, é só acompanhar a convocação da 1ª chamada no dia 30 de janeiro.

5. Se estiver entre os aprovados, é só fazer a matrícula online de 1º a 7 de fevereiro na plataforma da UTFPR.

6. Se não conseguir classificação em nenhuma das opções, ainda vai ser possível fazer inscrição na Lista de Espera, de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, para concorrer às vagas disponíveis nas próximas chamadas.