Home
/
Campus
/
Campus Medianeira
/
UTFPR - Campus Medianeira

UTFPR - Campus Medianeira

Publicado 4/7/2016, 4:22:11 PM, última modificação 1/5/2024, 5:00:14 PM

Em 1986, reuniram-se em Brasília todos os diretores das Escolas Técnicas Federais e CEFETs do Brasil com o Ministro da Educação, Jorge Bornhausen, que comunicou a todos os presentes que as 97 escolas técnicas do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico não seriam imediatamente transformadas em autarquias, e sim, seriam um patrimônio das Escolas Técnicas e dos Centros Federais. Desta maneira, em 6 de fevereiro de 1987, foi criada, pela Portaria 067/87, a Unidade de Ensino Descentralizada de Medianeira do CEFET-PR.

No ano de1987 a construção da Escola entrou em fase de licitação. A definição do prazo para o inicio da obra aconteceu com o lançamento, pelo CEFET, de Edital para o cadastramento de empreiteiras interessadas em participar da construção do prédio da Escola de Medianeira.

Assim, no dia 22 de julho de 1987, deu-se o lançamento da Pedra Fundamental que continha a seguinte mensagem: "Este marco representa o inicio da presença do CEFET nesta região e constitui o ponto da partida da construção da Unidade de Ensino Descentralizada de Medianeira". Em setembro de 1987, deu-se início à construção da Escola, começando pelo alojamento.

Em 29 de dezembro de 1989 todos os servidores que preencheram o quadro de vagas da UNED foram de fato admitidos. Dessa forma, sob as diretrizes do CEFET-PR/Curitiba, a UNED-MD Iniciou, em janeiro de 1990, suas atividades administrativas e de ambientação dos servidores recém-admitidos.

Com as obras prioritárias concluídas e com pessoal docente e técnico-administrativo já contratado, em março de 1990, a Unidade abriu as portas para receber as primeiras turmas dos cursos Técnicos de Nível Médio em Alimentos e Eletromecânica.

No dia 30 de maio de 1991, deu-se a inauguração oficial da Unidade.

Em 1996, a Unidade inaugura o seu primeiro curso de nível superior: o Curso de Tecnologia em Alimentos, na modalidade Industrialização de Carnes. Três anos depois, em 1999, foram implantados quatro novos cursos superiores: Tecnologia em Alimentos, na Modalidade Industrialização de Laticínios; Tecnologia em Eletromecânica, na Modalidade Operação e Manutenção Industrial e Tecnologia Ambiental, na Modalidade Resíduos Industriais. Em janeiro de 2000, a Unidade passou a ofertar, também, o curso superior de Tecnologia em Informática, na modalidade Sistemas de Informação.

No ano de 2005, o CEFET foi transformado em Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, confirmando seu foco no ensino superior técnico/tecnológico, com fortes laços com a indústria, setor de serviços e grande simbiose com a sociedade em geral.

Em 2007, o campus foi precursor no oferecimento de ensino à distância, graças ao acordo entre a UTFPR e a UAB – Universidade Aberta do Brasil, que ofertou cursos de Especialização em Gestão Ambiental e em Educação, Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente, além desses, também oferece o curso em Ensino de Ciências.

No ano de 2011, o campus passou a ter o seu primeiro curso de pós-graduação Stricto sensu, com a abertura do Programa de Mestrado na área de Ciências de Alimentos. Em 2013 foi aprovado o Programa de Mestrado em Tecnologias Ambientais.

Em outubro de 2013, aconteceu a inauguração da Incubadora de Inovações Tecnológicas do campus.

Atualmente o Campus Medianeira tem 9 cursos em nível de graduação (Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Bacharelado em Ciência da Computação; Licenciatura em Química; Tecnologia em Alimentos; Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Manutenção Industrial),e 5 programas em nível de pós-graduação (Tecnologias Computacionais para o Agronegócio; Tecnologia de Alimentos; Tecnologias Ambientais; Química e Física) com cerca de 2200 alunos matriculados.

O Campus conta com uma área total de 221.379,89 m2, sendo a área construída de 22.677,94 m2 em espaços diversificados que abrigam blocos de salas de aula, laboratórios, biblioteca, centro de convivência, auditórios, salas de reuniões e distintos ambientes para sediar trabalhos administrativos e de gestão.

Em 24 de maio de 2021 foi inaugurado o Parque Científico e Tecnológico de Medianeira (PCT), que contempla cerca de 4.472 m2 de área construída em uma área total disponível de cerca de 99.000 m2 e que possui infraestrutura para instalação de empresas focadas no desenvolvimento de tecnologias.

O campus acompanha a mudança do perfil econômico do município de Medianeira: de exclusivamente extrativista para agroindustrial. Parcerias com empresas e instituições têm viabilizado a realização de pesquisas conjuntas, oportunidades de estágios e empregos aos estudantes da instituição, além de patrocínios para a realização de eventos científicos e tecnológicos que a Universidade promove, dentre os quais os projetos de relevância ambiental, desenvolvidos por alunos e professores da UTFPR.

Mapa do Campus