Home
/
Campus
/
Campus Pato Branco
/
Agenda de Eventos
/
Palestra Estudando asteroides com ocultações estelares

Palestra Estudando asteroides com ocultações estelares

Publicado 9/11/2023, 2:49:13 PM, última modificação 9/12/2023, 9:07:17 AM
Quando
Onde

Miniauditório - Bloco R

Pessoa de contato

Clementina V. Andreolla / Greice Vichi

Telefone de contato

46 3220-2602

É com grande entusiasmo que o Programa de Extensão Astronomia Para Todos: Astronomia, Astronáutica e Ciências Afins - PEAstro da UTFPR - PB convida a todos para uma palestra especial que será realizada pela renomada professora e pesquisadora Flávia Luane Rommel, que está visitando nosso campus. Essa palestra é uma realização da UTFPR, através do PEAstro, Programa de Extensão executado pelos grupos GEAstro e INGECT da UTFPR, e promete ser uma oportunidade única para aprender mais sobre um fascinante campo da Astronomia.

Detalhes do Evento:
• Palestrante: Flávia Luane Rommel
• Data: 13/09/2023 (quarta-feira)
• Horário: 19h30
• Local: Miniauditório da UTFPR - Campus de Pato Branco

Tema da Palestra: Estudando asteroides com ocultações estelares

Nesta palestra, a professora Flavia Luane Rommel guiará a todos por uma jornada emocionante através do estudo de asteroides com ocultações estelares. Os participantes terão informações sobre as técnicas avançadas que os astrônomos utilizam para investigar esses corpos celestes e como isso contribui para o nosso entendimento do Sistema Solar.

Inscrições: Para garantir um lugar neste evento imperdível, solicita-se que todos os interessados façam inscrição prévia através deste link.

As vagas são limitadas a 40 pessoas. Não perca a oportunidade de participar.

Certificados de Participação: Todos os participantes receberão certificados de participação, que poderão ser usados para enriquecer seus currículos e demonstrar seu interesse na Ciência e na Astronomia.

Esta é uma grande oportunidade de explorar o cosmos, não deixe de se inscrever e acompanhar uma noite de muito conhecimento astronômico.

Resumo: A caracterização física de asteroides, Centauros e objetos transnetunianos (TNOs), é essencial para melhorar nossa compreensão sobre como nosso sistema planetário se originou e evoluiu até alcançar a configuração atual. Ocultações estelares por estes pequenos objetos vêm sendo observadas pela colaboração entre pesquisadores brasileiros, espanhóis e franceses no decorrer da última década. A técnica permite derivar com acurácia a posição, o tamanho e a forma do objeto durante o evento, mesmo os telescópios estando a milhares de quilômetros de distância. Além disso, permite estudar detalhes da sua superfície e arredores, como por exemplo, montanhas, crateras, jatos de material e anéis. Precisão que se compara somente com dados de sondas espaciais enviadas até a região destes objetos. A detecção destas estruturas está impactando profundamente na astronomia que conhecemos e colocando à prova teorias clássicas. Nesta apresentação mostrarei com detalhes todos os procedimentos e pessoas envolvidas na observação destes eventos astronômicos, os principais resultados obtidos pela colaboração nesta última década e a expectativa para os próximos anos com a Astronomia entrando na era do Big Data.