Evento de extensão da UTFPR Pato Branco desenvolve pórtico sustentável em bambu para evento esportivo regional

Os professores Fábio Junkes Corrêa e Fabiano Ostapiv, do Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica (DAMEC), projetaram e construíram, com a participação de estudantes do curso, um pórtico sustentável em bambu, desenvolvido especialmente para ser utilizado como estrutura de largada e chegada da corrida Desafio do Divisor – ACORPATO Trail, realizada no dia 7 de dezembro de 2025, em Pato Branco .
O evento de extensão integrou engenharia, sustentabilidade e esporte, envolvendo docentes, estudantes do curso de Engenharia Mecânica e a comunidade externa, em parceria com a Associação de Corredores de Pato Branco (ACORPATO). Sob a coordenação dos docentes, os estudantes puderam aplicar, na prática, conceitos de engenharia estrutural e de uso de materiais sustentáveis.
Além do caráter formativo, a atividade reforçou a integração da UTFPR-PB com a comunidade, ao colaborar diretamente com um evento esportivo regional e incentivar a prática de atividade física e hábitos saudáveis. O professor Fábio Junkes Corrêa, um dos coordenadores da ação, também participou do evento como corredor amador e conquistou o 2º lugar geral na categoria revezamento.
A iniciativa integra as ações de extensão da UTFPR voltadas à sustentabilidade, à promoção do esporte e à aproximação entre universidade e sociedade, evidenciando o papel da instituição na produção de soluções técnicas com impacto social. A parceria com a ACORPATO possibilitou que o conhecimento acadêmico fosse aplicado a uma demanda real da comunidade.
