Home
/
Campus
/
Campus Toledo
/
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Toledo

Publicado 4/7/2016, 4:22:11 PM, última modificação 1/5/2024, 5:09:43 PM

Toledo é um município que está localizado na Região Oeste do Paraná, com 142.645 habitantes, registrados no ano de 2020. 

A cidade é considerada a capital do agronegócio do Paraná, sendo um dos maiores produtores de grãos do estado. Também é conhecida pela qualidade na educação pública. 

O campus Toledo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foi implantado no dia 05 de fevereiro de 2007 e, inicialmente, estava localizado em um espaço provisório, no prédio da antiga Fundação Educacional de Toledo (FUNET) e ofertava o curso em Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Gastronomia. Naquele mesmo ano, no mês de agosto, também abriu a graduação em Tecnologia em Processos Químicos.

Em 2009, a instituição disponibilizou mais dois cursos: o Técnico Integrado em Informática e a graduação em Engenharia Industrial Elétrica, que, mais tarde, migrou para Engenharia Eletrônica. Entretanto, os cursos técnicos de nível médio não são mais ofertados.

Em pouco tempo, o campus conquistou o seu próprio espaço e, em julho de 2010, foi inaugurada sua sede que está localizada na Rua Cristo Rei, nº 19, Vila Becker. Nessa época, somente contemplava um bloco construído, que abrigava salas de aula, laboratórios e setores administrativos. Nesse mesmo ano, em agosto de 2010, iniciou o curso de Engenharia Civil. Já no ano seguinte, em agosto de 2011, teve início o curso de Licenciatura em Matemática. Em janeiro de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e, em janeiro de 2015, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Computação.

Desde então, a instituição ampliou a sua estrutura física e, atualmente, possui três blocos – com salas de aula e laboratórios – restaurante universitário, biblioteca, ginásio de esportes, bloco administrativo e estacionamento, com uma área total de 59.721,80m² para atender 1.784acadêmicos de graduação e pós-graduação.  Ainda conta com uma equipe de 116 professores efetivos, 10 professores contratados/substitutos e 61 técnico-administrativos, altamente qualificados no exercício de suas profissões.

Atualmente, a UTFPR - Campus Toledo, além de ofertar esses sete cursos de graduação – Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia em Sistemas para Internet, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Licenciatura em Matemática e Engenharia Eletrônica. Também oferta o mestrado acadêmico em 'Processos Químicos e Biotecnológico (PPGQB)' e os mestrados profissionais em 'Matemática (PROFMAT)' e 'Tecnologias em Biociências (PPGBIO)', o último funciona nas dependências do Parque Científico e Tecnológico de Biociências (BIOPARK). 

Até 2021, formaram-se 829 acadêmicos na UTFPR - Campus Toledo. Além disso, até o momento, formaram-se 46 alunos nos mestrados do campus Toledo, sendo: 38 em PPGQB; 5 em PPGBIO; e 3 no PROFMAT. Ainda, ao todo, 35 acadêmicos participaram do Programa de Iniciação Científica.

A Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR - Campus Toledo, atualmente, possui 22 projetos de extensão cadastrados, sendo 18 projetos tecnológicos, 1 empresa incubada e 3 empresas pré-incubadas.

Como é possível observar, nestes 15 anos de existência, o campus Toledo da UTFPR obteve grande êxito em sua missão, que é "promover a educação de excelência por meio do ensino, pesquisa e extensão, interagindo de forma ética e produtiva com a comunidade para o desenvolvimento social e tecnológico".   

Mapa do Campus