Capacitações

Publicado 7/10/2020, 3:51:12 PM, última modificação 2/4/2021, 10:24:40 PM

Página de Apoio ao Ensino Não Presencial 

Descrição do curso

A UTFPR, por meio do COUNI e COGEP, aprovou o calendário letivo para o ano de 2021 e por meio da Resolução 48/2020 - COGEP, de 03 de dezembro de 2020, regulamentou a operacionalização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) dos cursos de graduação, cursos técnicos e do Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (CALEM) da UTFPR, enquanto durar o período de Pandemia da COVID-19. Nesse sentido, para auxiliá-los na organização das suas atividades de ensino, nas prerrogativas das APNP, este ambiente foi organizado na forma de um Guia Orientativo, apresentando as principais ferramentas e metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem para o formato proposto, bem como documentos e demais orientações pertinentes. 

Todo o material disponibilizado nessa página é uma ação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional - PROGRAD e Departamento de Educação - DEPEDUC, em parceria com os Departamentos de Educação - DEPEDs e Coordenações de Tecnologia na Educação - COTEDs dos câmpus da UTFPR.

Este espaço está em atualização constante, visite sempre que precisar.  

Dúvidas e apoio em questões de ordem didáticas e pedagógicas, sugerimos que consultem as Coordenações de Curso, Núcleos de Ensino ou Diretorias de Graduação dos câmpus. 

Carga horária
40 horas

Instituição
UTFPR - Institucional

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________

ADNP - Atividades Didáticas não Presenciais 

Descrição do curso

O objetivo dessa oficina é capacitar professores para, de forma autônoma, organizar, produzir e disponibilizar materiais assíncronos, realizar atendimento síncrono e avaliar as atividades realizadas pelos estudantes.

Carga horária
40 horas

Instituição
UTFPR - Institucional

senha :ADNP1

_________________________________________________________________________________________________________________________

Cursos Gratuitos oferecidos pela  Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDEP) 

Descrição do curso

A Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDEP) está disponibilizando uma lista de cursos de capacitação voltados ao desenvolvimento dos servidores em diversas áreas temáticas e que podem ser realizados completamente a distância (EaD), modalidade importante especialmente nesta época em que há necessidade de isolamento social em função das ações de contingenciamento implantadas pela UTFPR para o enfrentamento à COVID-19 (Coronavírus)

Esta lista foi selecionada tendo em vista as necessidades de desenvolvimento apresentadas como prioritárias pelos diversos departamentos da UTFPR no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP-UTFPR 2020). Assim, recomendamos que servidores e chefias estabeleçam quais são os cursos indicados para cada caso, considerando cargos, funções e ambientes organizacionais específicos.

Carga horária
Instituição

UTFPR - Institucional

_________________________________________________________________________________________________________________________

E- Book de Cursos e ferramentas com ênfase em aulas Síncronas e Assíncronas para serem utilizadas nas APDNps  

Descrição do curso

Este e-book foi elaborado a partir de um hyperdoc construído ao longo do curso "Educação on- l ine: tecnologias digitais e estratégias" , oferecido pela Escola de Governança e Gestão Pública -EGGP/UFF em agosto e setembro de 2020. Neste material, reunimos uma série de sugestões para aulas remotas na perspectiva da educação on-line com vários links de ferramentas digitais e vídeos sobre estratégias e metodologias para esse contexto. Para acessar os vídeos e links, basta clicar sobre os links e imagens dos vídeos.

Carga horária

Link do curso

______________________________________________________________________________________

Moodle em Ação: Experimentação,  Configurações e Alunos

Descrição do curso

Excelente curso oferecido pela UFRGS, composto de três módulos abrangendo os seguintes conteúdos:

Noções básicas sobre o Moodle e as Atividades Diário, Pesquisa e Escolha;
Atividades de produção coletiva: Wiki, Glossário e Base de dados;
Atividade de interação: Diferentes tipos de Fórum;
Atividade e Recursos para disponibilização de conteúdo: Livro, Página, URL, Arquivo, Lição;
Atividade de entrega, revisão e avaliação: Tarefa e Questionário.

Carga horária
45 horas

Instituição
UFRGS

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância

Descrição do curso
Por trás dos materiais didáticos e atividades propostas há toda uma abordagem pedagógica que o docente deve conhecer. A partir dela, o curso é projetado a fim de explorar melhor as potencialidades do ensino e da aprendizagem. Este módulo traz algumas abordagens modernas, que podem ser aplicadas tanto na EaD ou para aprimorar sua prática docente no ensino presencial.

Carga horária
40 horas

Instituição
IFRS

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Gamificação no Moodle 

Descrição do curso

O ambiente virtual Moodle tem um conjunto de funcionalidades nativas e outras que podem ser instaladas de forma a permitir gamificar o seu curso.Conhecendo os conceitos de Gamificação; Gamificação na Prática; Gamificando seu Curso no Moodle são os modulos desse exelente curso.

Carga horária
30 horas

Instituição
IFRS

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Criando Questionários no Moodle

Descrição do curso

O Curso é apresentado em 5 módulos:O primeiro mostra como configurar um questionário, ou seja, como definir as regras de apresentação do questionário para os estudantes.O segundo apresenta os passos para criar um banco de armazenamento de questões. O terceiro detalha os tipos de questões possíveis de serem criados no Moodle e como editar um questionário com esses tipos de perguntas.O quarto módulo aponta quais os meios para importar e exportar questões para/de o Moodle. No quinto e último módulo, ferramentas de auxílio à avaliação final de um questionário são apresentadas e discutidas.O ideal é seguir os vídeos dos módulos na ordem em que são apresentados, especialmente para os novatos no uso dessa atividade. Para aqueles que já dominam as regras básicas de criação de um questionário, nada impede a consulta direta aos módulos de interesse e revisão daqueles módulos já conhecidos.

Carga horária
30 horas

Instituição
IFRS - Institucional

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Moodle destinado a Docentes da Educação Básica e Superior

Descrição do curso

O curso "Moodle em Ação", oferecido pela Secretaria de Educação a Distância da UFRGS, está com inscrições abertas por meio da plataforma lumina.ufrgs.br. O curso possui 30 horas e é autoinstrucional, ou seja, pode ser iniciado imediatamente após a inscrição, a qual é gratuita.O objetivo do curso é apresentar possibilidades de utilização da plataforma Moodle e contribuir para sua inserção nas práticas docentes. O Moodle é uma plataforma destinada ao ensino a distância que permite ministrar aulas, disponibilizar material de estudos, promover debates, propor atividades colaborativas, realizar avaliações a distância e estender a interação com os alunos para além das aulas presenciais.Destinado para professores do ensino básico e superior, o curso está dividido em cinco módulos. No módolo 1 são apresentadas noções básicas da  plataforma Moodle. No módulo 2 são estudadas atividades de produção coletiva, como a criação de Wikis. Já no módulo 3 é destacado o potencial interativo do Moodle por meio de atividades. No módulo 4 o participante aprenderá recursos para disponibilizar conteúdo no Moodle. No 5º e último módulo são estudados recursos do Moodle destinados para atividades de entrega, revisão e avaliação, como criar questionários e oferecer feedback às tarefas.

Carga horária
30 horas

Instituição
UFRGS - Institucional

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Curso de Educação a Distância

Descrição do curso

Área de aplicação: Este curso é direcionado à profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam se atualizar no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre a Educação a Distância Fazendo a Diferença no Cenário Educacional. Objetivos do curso: Oferecer os conceitos da Educação à Distância e sua importância como forma de democratização no ensino. 

Carga horária
30 horas

Instituição
Wreducacional

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Curso de Formação para Professores de Laboratório 

Descrição do curso

Expor um quadro da informática aplicada à educação; mostrar o processo histórico da integração dos computadores à escola; demonstrar a relação entre o professor e o laboratório de informática; apresentar um programa de formação de educadores em informática educacional; conceituar e exemplificar o uso de editores de texto como o word e as ferramentas do open office; introduzir o processo de educação de alunos surdos em meio à informática.

Carga horária
30 horas

Instituição
Wreducacional

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Qualidade de Cursos em Educação a Distância 

Descrição do curso

Não basta ter conteúdo, tem que conversar; Organizando o Curso; Produzindo o Conteúdo do Curso; Equívocos Gerais

Carga horária
30 horas

Instituição
IFRS

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

Google Drive - Primeiros Passos 

Descrição do curso

O curso aborda as principais utilizações das ferramentas do google drive para compartilhamento de Arquivos, armazenamento , etc

Carga horária
20 horas

Instituição
IFRS

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________________________

Criação de Videoaulas  

Descrição do curso

O uso de vídeos na educação tem uma papel fundamental. Historicamente, o vídeo tem sido alvo de alguns questionamentos de docentes, muito em virtude do ensino presencial. Atualmente, os vídeos têm ganhado um papel diferenciado na educação. Com o advento da internet e maior acesso a redes de alta velocidade, sites têm proporcionado o acesso a grandes bibliotecas de vídeos. São diversos os conteúdos neles disponibilizados e, consequentemente, as possibilidades.

Carga horária
40 horas

Instituição
IFRS

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________________________

Ensinando com a WEB 

Descrição do curso

O Curso apresenta  diversas ferramentas que podem ser utilizadas em abordagens pedagógicas a distância, mostrando a funcionalidade e aplicações destas ferramentas

Carga horária
30 horas

Instituição
Bradesco

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________________________

O Uso de Aplicativos Web na Construção de Materiais Educacionais

Descrição do curso

O curso aborda diferentes aplicativos web que podem ser utilizados para construção de recursos educacionais. Além de explorá-los, a fim de os conheça melhor, você escolherá um dos recursos apresentados no Módulo 2 e construirá um material educacional.

Carga horária
20 horas

Instituição
Bradesco

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________________________

Curso de Formação para Professores de Laboratório de Informática

Descrição do curso

Expor um quadro da informática aplicada à educação; mostrar o processo histórico da integração dos computadores à escola; demonstrar a relação entre o professor e o laboratório de informática; apresentar um programa de formação de educadores em informática educacional; conceituar e exemplificar o uso de editores de texto como o word e as ferramentas do open office; introduzir o processo de educação de alunos surdos em meio à informática.

Carga horária
30 horas

Instituição
WReducacional

Link do curso

_________________________________________________________________________________________________________________________

Como produzir Vídeos com Celulares e Tablets

Descrição do curso

Você gostaria de aprender a produzir vídeos com celulares e tablets? Não importa sua profissão ou área de interesse, este curso foi pensado para qualquer perfil de pessoa.
Você poderá explorar os módulos na ordem que quiser e até mesmo pular ou retornar várias vezes a algum deles.
Disponibilizamos alguns textos de apoio e sugerimos algumas bibliografias para os que quiserem se aprofundar nos conteúdos.
Este é um curso básico e técnico, que visa desenvolver habilidades de comunicação pessoal úteis atualmente.
O curso não tem professor/tutor/monitor/instrutor. Você poderá pedir ajuda aos seus colegas, mas não haverá ninguém monitorando o curso ou dúvidas.

Carga horária
20 horas

Instituição
UFRGS

Link do curso

 ________________________________________________________________________________________________________________________

TRILHA FORMATIVA

Compartilhamento de links para cursos gratuitos desenvolvidos em diferentes instituições, principalmente, da Rede Federal como Institutos Federais e Universidades. As trilhas são sugestões de caminhos possíveis para a aprendizagem, considerando temas e subtemas . Se você tem alguma sugestão ou indicação de ajuste ou retirada/ atualização de algum curso ou recurso, deixe um comentário abaixo do link em que está contribuindo.

_________________________________________________________________________________________________________________________

TRILHA FORMATIVA PARA A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO NÃO PRESENCIAL
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA

_________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades Síncronas - Planejamento de Aulas Virtuais , como organizar suas aulas Síncronas

Reportar erro