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Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Publicado 5/29/2017, 9:53:21 AM, última modificação 4/15/2024, 3:54:38 PM

O Processo de Avaliação

Tem a participação da CPA em todas as ações avaliativas dos campus e as suas conclusões são expressas através do Relatório de Autoavaliação e do Relato Institucional, conforme a ATA da 112ª RO CONAES, de 09 de dezembro de 2014.

O processo de avaliação institucional compreende a Autoavaliação e a Avaliação Externa.

  • Autoavaliação

Coordenada pela Comissão própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro de autoavaliação institucional da CONAES. Seus mecanismos são:
- Avaliação Docente
- Avaliação do Docente pelo Discente
- Avaliação Técnico-Administrativo
- Clima Organização
- Fale com o Reitor/Diretor
- Portal da Transparência
- Prestação de Contas
- Ouvidoria

  • Avaliação externa

Realizada por comissões designadas pelo INEP. A avaliação externa tem como referências os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O INEP monitora os relatórios de autoavaliação e periodicamente publica a análise dos relatórios das IES. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem, se orienta por uma visão multidimensional buscando integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva globalizada.

Mais sobre a Avaliação Institucional 

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:
- à melhoria da qualidade da educação superior;
- à orientação da expansão de sua oferta;
- ao aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
- ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização da sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades." (Fonte: INEP)