UTFPR oferece 1.620 vagas para cursos técnicos subsequentes a distância
No segundo semestre, a UTFPR, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), abrirá 1.620 vagas para cursos técnicos subsequentes, na modalidade a distância, no âmbito do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil). Os cursos, também conhecidos como “pós-médio”, fornecem exclusivamente a formação técnica e são direcionados a candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou equivalente.
As vagas se destinam aos Cursos Técnicos em Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos, e Redes de Computadores. As datas para inscrição, que é gratuita, e as etapas do processo seletivo variam de acordo com o polo pretendido. Ao todo, serão ofertados cursos em 33 polos presenciais no Paraná.
O processo para os polos de Apucarana, Cornélio Procópio, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Nova América da Colina, Nova Fátima, Ponta Grossa, Santo Antônio do Paraíso e São Jerônimo da Serra ocorrerá através de Exame de Seleção coordenado pela própria UTFPR, conforme edital divulgado nessa quinta-feira (12). As inscrições para os cursos oferecidos nessas localidades deverão ser realizadas pelo portal da UTFPR, de 21 a 31 de julho. Para os candidatos que se inscreverem para um desses nove polos haverá uma prova em 12 de agosto. O resultado será divulgado no dia 20, e as matrículas para a primeira chamada deverão ser realizadas nos dias 21 e 22.
A seleção para os demais polos será realizada através de Processo Seletivo a ser coordenado pela Secretaria da Educação. Os interessados em participar de um curso ofertado nessas outras localidades deverão se inscrever pessoalmente no próprio polo, entre 16 de julho e 17 de agosto. A seleção, que ocorrerá de 20 a 24 de agosto, será realizada por meio de análise de documentos e entrevista. O resultado desse processo será divulgado na data provável de 27 do mesmo mês, com matrícula prevista para o dia 29. Outras informações sobre este processo estão no edital da Secretaria.
O início das aulas está previsto para 03 de setembro. Os cursos ofertados serão ministrados pelos câmpus Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira e Ponta Grossa.
E-Tec
O programa Rede e-Tec Brasil, do qual a UTFPR faz parte desde 2009, tem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.
Os cursos são ofertados pelos câmpus da Universidade Tecnológica e o conteúdo é veiculado nos polos presenciais previamente selecionados. Os alunos são orientados por tutores presenciais nos polos de apoio e acompanhados a distância por tutores e pelos professores, que também podem visitar o polo para ministrar aulas, tirar dúvidas e fornecer orientações.
Os cursos e-Tec, que têm duração prevista de quatro semestres, oferecem formação profissionalizante e fornecem o Diploma de Técnico aos alunos concluintes.
Mais informações no edital do Exame de Seleção e na página da Rede e-Tec da UTFPR.
Atualizado em 16/07/2012