Home
/
Apresentação

Bacharelado em Engenharia de Computação

Apresentação

Publicado 9/26/2018, 2:12:28 PM, última modificação 1/24/2025, 3:53:35 PM

O curso de Engenharia de Computação do Câmpus Apucarana tem por objetivo preparar profissionais versáteis para o desenvolvimento de sistemas computacionais que necessitem de interface hardware/software ou desenvolvimento de softwares em geral. Além do caráter técnico, visa preparar profissionais que primem pela ética, moral e o comprometimento, principalmente humanístico, na atuação de sua profissão.

O perfil do egresso do curso será um engenheiro com formação sólida em Computação, Matemática, Física, Eletrônica e à Análise e Projeto de Sistemas. O Engenheiro de Computação formado neste curso é habilitado a desenvolver sistemas computacionais, atuar na área de eletrônica, automação industrial, sistemas embarcados, redes de computadores e engenharia de software.

O curso é constituído na grande maioria por docentes Doutores nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Matemática e Física.

Atuação

Por conta da versatilidade do profissional formado em Engenharia de Computação, ele poderá atuar em diversas áreas do mercado de trabalho que envolvem computação e/ou hardware. Em relação às áreas específicas, pode-se citar:

  • Automação Industrial e Controle
  • Sistemas Embarcados
  • Sistemas Microcontrolados
  • Eletrônica
  • Redes de Computadores
  • Engenharia de Software

Dados sobre o curso

Turno

Manhã e Tarde

Duração

5 anos

Carga Horária Total do Curso

4195 horas

Carga Horária de Extensão

420 horas

Estágio Curricular

360 horas

Atividades Complementares

40 horas

Vagas por Semestre

44

Titulação

Engenheiro de Computação

Início das Atividades

2018/2

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: O projeto de abertura do curso foi aprovado na Resolução nº 058/14-COGEP de 2 de setembro de 2014. O curso teve a matriz ajustada, para ficar melhor compatível o curso de Engenharia Elétrica do campus, na Resolução nº 101/15-COGEP de 4 de dezembro de 2015.

- Início: 2º semestre 2018.

- Reconhecimento:

- Curso Reconhecido em 2024 com NOTA MÁXIMA pelo MEC!

- Evolução das Resoluções do PPC com ajustes:

Reportar erro