Home
/
Informações Acadêmicas
/
Atividades de Extensão

Atividades de Extensão

Publicado 9/27/2018, 2:11:38 PM, última modificação 3/8/2024, 11:54:46 AM

O atual PNE, Lei noº13.005, de 25 de junho de 2014 (BRASIL, 2014), na Estratégia 12.7 da meta 12, Resolução nº 167/2022 - COGEP da UTFPR, asseguram, a obrigatoriedade do cumprimento de, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular, em atividades acadêmicas de extensão (AAEs), pelos discentes. As AAEs são organizadas em torno de programas ou projetos, podendo ser incluídas no projeto individual das disciplinas, focadas na observação da realidade tratada, com o objetivo de produzir impacto junto à comunidade, visando ao desenvolvimento regional sustentável.

Caberá ao professor responsável pelas atividades de extensão (PRAEXT):

  1. assessorar a coordenação de curso, o colegiado de curso de graduação da UTFPR e docentes quanto à pertinência, proposição, execução e creditação das AAEs no curso;
  2. orientar os discentes a respeito das AAEs, das possibilidades de sua creditação e do registro de documentação comprobatória;
  3. analisar, previamente, o alinhamento de AAEs que o discente deseja realizar em programas e/ou projetos de extensão da UTFPR e/ou de outras instituições de ensino superior, com o disposto no PPC;
  4. analisar a documentação comprobatória da realização de AAEs dos discentes, creditando a carga horária devida e registrando-a no sistema acadêmico da UTFPR;
  5. orientar docentes responsáveis por unidades curriculares extensionistas quanto à gestão das AAEs; e
  6. analisar, junto ao colegiado de curso de graduação da UTFPR, as propostas de programas e/ou projetos de extensão quanto ao alinhamento com o PPC e aos princípios da extensão universitária.

Linhas Programáticas

O objetivo das Linhas Programáticas é permitir aos alunos uma maior mobilidade entre os projetos ofertados pelos diferentes cursos, facilitando a validação dos créditos específicos de formação extensionista, bem como o cumprimento das diretrizes/resoluções que estabelecem áreas/públicos com as quais há obrigatoriedade de atendimento. As Linhas Programáticas ainda procuram abranger os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), publicados pela Organização das Nações Unidas. Os projetos ou programas de extensão atuais e futuros vão estar atrelados a uma das Linhas Programáticas abaixo:

  • Ciência e Justiça Ambiental
  • Ciências na Educação Básica
  • Inovação com Desenvolvimento Social
  • Empreendedorismo Social - Transformação com Justiça Social

O documento formalizado que apresenta cada Linha Programática pode ser acessado AQUI.

Áreas de Atuação da Engenharia de Computação na Extensão

O curso de Engenharia de Computação considera o desenvolvimento de Projetos de Extensão vinculados às Linhas Programáticas definidas para o campus Apucarana, prioritariamente nas seguintes áreas de atuação abaixo, que procuram garantir a aderência das atividades complementares à formação geral e específica do discente. Um descritivo de cada uma das áreas está apresentado nos Quadros 5, 6 e 7 do PPC do curso (Ver AQUI documento sintetizado). Essas áreas do curso não são permanentes, podendo ser adequadas ou novas áreas poderão surgir conforme os projetos de extensão são elaborados. Uma relação dos projetos realizados pela COENC-AP pode ser encontrado AQUI.

Áreas de Atuação de Outras Coordenações/Departamento na Extensão

As tabelas abaixo apresentam projetos de outras coordenações/departamentos que podem ser utilizados para convalidar carga horária de extensão. Para maiores detalhes do projeto, entrar em contato com o professor(a) coordenador do projeto.

Projetos do DAHUM-AP
Descrição dos Projetos
Carga Horária
Poesia Emoldurada
  • A partir de páginas nas redes sociais, o projeto Poesia Emoldurada publica poemas autorais ou consagrados, incentivando a escrita e a leitura desse gênero.
    • Profª. Ana Cristina Fernandes Pereira Wolff
50h - semestral
Cineclube
  • O Cineclube-AP promove discussão de filmes de temáticas diversas, envolvendo alunos, servidores e comunidade externa. Contribui, assim, para a divulgação do cinema e sua linguagem.
    • Prof. Oscar Fussato Nakasato
50h - anual
Wakanda
  • O projeto Wakanda promove discussões e atividades artístico-culturais acerca da diversidade étnico-cultural, tendo em vista o respeito às diferenças e a promoção da saúde física e mental da população afrodescendente.
    • Prof. Márcio Roberto Guizzo
135h - anual
Xadrez e empreendedorismo no desenvolvimento de estratégias para decisões assertivas
  • O Projeto promove o ensino de xadrez e de empreendedorismo a estudantes (do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio) em um colégio estadual do município de Apucarana.
    • Profª. Cynthia Correa Lopes Barbosa
50h - semestral
Projetos do DAFIS-AP
Descrição dos Projetos
Carga Horária
Implementado Práticas Experimentais no Ensino de Física em Escolas Públicas
  • No sentido de contribuir para a melhoria no ensino de Física, o projeto propõe levar a alunos de escolas públicas da cidade de Apucarana experimentos demonstrativos simples. De uma forma lúdica, esses experimentos possibilitam o entendimento de fenômenos e leis da Física que muitas vezes são abstratos.
    • Profª. Dra. Edenize Sodré dos Santos
150h - anual
Astronomia para todos
  • Para minimizar as deficiências atreladas ao ensino de astronomia no Brasil, esse projeto visa transmitir à comunidade em geral, conceitos básicos relacionados ao movimento de corpos celestes. Aproximando, assim, a sociedade da Ciência e tornando possível o seu entendimento.
    • Prof. Dr. Manoel Messias Alvino de Jesus
 

Inscrição dos Alunos

A carga horária a ser integralizada como Atividade Curricular de Extensão no portfólio do discente deverá estar definida nos Projetos ou Programas de Extensão ou Atividades de Empresa Júnior. Os alunos deverão se inscrever semestralmente nos projetos, programas ou demais atividades divulgadas pela DIREC/DEPEX e participar regularmente das atividades previstas.

Contato

Responsável: Tamara Angélica Baldo
E-mail: 

Telefone: (43) 3162-1278