Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 12/19/2018, 3:13:36 PM

Sobre o curso

O objetivo do curso de Engenharia Química da UTFPR Câmpus Apucarana é disponibilizar ao mercado de trabalho um profissional de nível superior com competência para atuar na área de Engenharia Química, com formação adequada à realidade do desenvolvimento tecnológico e inserido no contexto social e humano. Este profissional deverá ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética em atendimento às demandas da sociedade.

O Curso de Graduação de Engenharia Química do Câmpus Apucarana da UTFPR é composto por dez (10) períodos de um semestre letivo. O curso é composto de 1650 horas de disciplinas do núcleo básico, 1545  horas de disciplinas do núcleo profissionalizante e 495 horas de disciplinas do núcleo de formação profissional específica, e ainda 700 horas de trabalhos de síntese e integração de conhecimentos (estágio curricular obrigatório de 400 horas, atividades complementares de 180 horas e trabalho de conclusão de curso de 120 horas), totalizando 4390 horas de atividades.
No curso de Engenharia Química o aluno deverá cursar 90 horas de disciplinas optativas de Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania, ofertadas entre o segundo e quarto período. Também deverá cursar 90 horas de disciplinas optativas profissionalizantes específicas, ofertadas do sétimo ao nono período.

Ao concluir todas as disciplinas, as Atividades Complementares, o Estágio Curricular Obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno receberá o Diploma de Engenheiro(a) Químico(a).

Atuação

O profissional concluinte do curso poderá atuar no campo da Engenharia Química, tendo na sua formação um currículo que contemple disciplinas de conteúdo profissionalizante e profissionalizante específico, nas diversas áreas de conhecimento. No campo de atuação profissional no âmbito da Engenharia Química, o egresso poderá atuar:

  • (a) Em escala industrial nas áreas de: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, setor nuclear, automobilístico, tintas e vernizes, polímeros, meio ambiente, entre outras;
  • (b) Em instituições de pesquisa, em consultorias e no magistério superior;
  • (c) No desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos;
  • (d) No projeto, supervisão, elaboração e coordenação de processos industriais;
  • (e) Na identificação, formulação e solução problemas de engenharia relacionados à indústria química;
  • (f) Na supervisão da manutenção e operação de sistemas;
  • (g) No desenvolvimento de tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química, tratamento de água, efluentes e emissões atmosféricas, que contribuem para a redução do impacto ambiental;
  • (h) Na coordenação e supervisão de equipes de trabalho;
  • (i) Na realização de estudos de viabilidade técnico-econômica;
  • (j) Na execução e fiscalização de obras e serviços técnicos;
  • (k) Efetuando vistorias, perícias e avaliações, emissão de laudos e pareceres técnicos.

Quadro resumido

Turno: Matutino e vespertino
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4390 horas
Estágio Curricular: 400 horas de estágio
Vagas por Semestre/ano: 44 vagas por semestre / 88 vagas por ano
Titulação: Engenheiro Químico
Início das atividades: Primeiro semestre de 2014

Autorização e Reconhecimento

Autorização: Portaria MEC nº 538 de 23 de outubro de 2013
Reconhecido com conceito máximo no MEC, NOTA 5