Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 11/5/2018, 5:16:18 PM

Sobre o Curso

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação é um curso presencial em nível de graduação que confere aos concluintes o título de Bacharel em Ciência da Computação. O curso tem duração mínima de 8 semestres, sendo que as aulas são ministradas nos turnos da tarde e noite. O curso conta com corpo docente formado por mestres e doutores atuantes em diferentes áreas da computação e laboratórios de informática específicos e de uso geral.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar profissionais habilitados a atuar em pesquisa, gestão, desenvolvimento e avaliação de sistemas computacionais voltados para a solução de problemas de natureza diversificada. O curso prepara o aluno para as áreas de: inovação, planejamento e gerenciamento de informação e infraestrutura dos sistemas computacionais; desenvolvimento e evolução de sistemas para o uso de processos organizacionais, departamentais e/ou individuais; e por fim, atuar como um empreendedor. Recentemente o curso recebeu conceito 5 (nota máxima) no Enade 2017, obtendo a 19ª melhor nota entre os 331 cursos de Ciência da Computação do país.

Atuação

O profissional formado em Ciência da Computação pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Desenvolvedor de soluções computacionais: desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador, gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, entre outros.
    2. Gerente de infraestrutura de tecnologia da informação: exercer funções como a de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infraestrutura, entre outros.
    3. Gestor de Sistemas de Informação: assumir papel como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação, entre outros.
    4. Analista de Negócios: identificar oportunidades competitivas, a partir da aplicação de novas tecnologias, avaliando e identificando melhores práticas nos processos de negócio da empresa e do mercado; propor implementações para a melhoria da qualidade, eficiência e eficácia dos processos; dimensionar o impacto de alterações de negócio nos sistemas sob sua responsabilidade; apoiar a integração de sistemas e dados dentro de sua área e com as demais áreas; sustentar o cumprimento e disseminar os padrões corporativos de computação.
    5. Profissional liberal: prestar consultoria no desenvolvimento de produtos na área de computação.
    6. Pesquisador: desenvolver pesquisas científicas agindo como um agente transformador que cria novos paradigmas e desenvolve novas tecnologias na área de sistemas computacionais, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico na área de Computação.

Ficha resumida do curso

Turno: Integral (vespertino e noturno)
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.655 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Bacharel em Ciência da Computação
Início das Atividades: 1º semestre/2012

Autorização e Reconhecimento

- Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 43/11 –
COGEP, de 11/11/11.  

- Reconhecido pela Portaria MEC nº 1032, em 23 de
dezembro de 2015.