Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP)
A UTFPR aprovou através de seus Conselhos (COUNI e COGEP) o retorno das atividades no regime não presencial, as Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP), instituindo o período de
03 de agosto de 2020a
06 de novembro de 2020para a realização de tais atividades, conforme Resolução 19/2020 - COGEP de 01 de junho de 2020.
A Resolução 19/2020 - COGEP, aprovada e publicada em Boletim de Serviço Eletrônico em 01 de junho de 2020 pode ser acessada neste link:
Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP) nos cursos de graduação, técnicos integrados e CALEM da UTFPR.
Também foi disponibilizado pela PROGRAD um vídeo via e-mail a todos os alunos, o vídeo está disponível neste link:
Vídeo do PROGRAD direcionado aos AlunosSobre a oferta de disciplinas
Nesse período serão ofertadas algumas das disciplinas, não todas. As regras estão dispostas na Resolução já mencionada, citamos aqui os pontos principais:
1. Somente as disciplinas que são passíveis de serem finalizadas no período serão ofertadas (Art. 5), caberá ao professor decidir sobre a proposição da ADNP de suas disciplinas (Art. 7).
2. O Colegiado do Curso poderão aprovar até 50% da carga horária de cada período, para não sobrecarregar e possibilitar que as disciplinas ofertadas possam ser realizadas no período (Art. 6)
3. Disciplinas Optativas e Eletivas não entram nesse cálculo podendo ser ofertadas de acordo com a possibilidade avaliada pelo professor, aceite dos alunos e concordância do Colegiado de Curso.
4. Disciplinas que exigem práticas experimentais de laboratórios como Física 3, não serão ofertadas por conta da regras para o enfrentamento da Pandemia, Portaria no. 343, de 17 de março de 2020, do Ministério da Educação/Gabinete do Ministro.
As disciplinas que serão realizadas dependem da oferta do professor, do aceite da turma, da avaliação e análise do Colegiado de curso e do atendimento pela UTFPR de todas as necessidades dos alunos que irão participar.
Consulta aos Alunos
O Alunos serão consultados pelos professores que pretendem ofertar disciplinas nesse período, receberão o planejamento para avaliarem e decidirem.
Será necessário que respondam a algumas questões para subsidiar a decisão do Colegiado se a disciplina será ofertada.
Também será feito um levantamento das necessidades que possam ter para participar das atividades.
A consulta que será enviada por e-mail até às 12:00 do dia 12/06, as respostas devem ser enviadas às 12:00 do dia 17/06, os alunos terão no mínimo 5 dias para responder.
O e-mail utilizado será cadastrado no sistema acadêmico disponível para o professor junto às turmas das disciplinas.
O questionário terá duas partes contendo as seguintes questões:
- Sobre você e a realização da ADNP:
- Nome:
- CPF e dados bancários (Banco, ag e conta corrente): "Seguindo o mesmo critério definido no edital de auxílio emergencial, tem que ser conta bancária (corrente ou poupança) no Banco do Brasil ou Caixa, em nome do aluno"
- Você teve acesso ao planejamento das ADNP para essa disciplina?
- Você está de acordo com que a ADNP nessa disciplina se realize?
- Deseja fazer a ADNP nessa disciplina? (independente de você ter ou não acesso à internet, pois isso será perguntado na sequência)
- Se precisa de algum suporte da UTFPR para fazer as Atividades Didáticas Não Presenciais (ADNP) propostas?
- equipamento para acessar internet:
- Se você respondeu SIM à questão anterior: você teria condições de utilizar a infraestrutura de algum Câmpus da UTFPR?
- pacote de dados para acesso à internet:
- Caso seja PcD, qual necessidade você apresenta para frequentar as ADNP?
- Está inserido no Programa de Auxílio Estudantil da UTFPR ?
- Você tem renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimos?
Leiam atentamente o planejamento, analisem a proposta para cada disciplina e respondam.
Existem algumas questões que podem gerar confusão quanto ao entendimento:
- Você teve acesso ao planejamento das ADNP para essa disciplina?
Se você recebeu o planejamento por e-mail, pode ler e analisá-lo para tomar sua decisão.
- Você está de acordo com que a ADNP nessa disciplina se realize?
Essa questão não é sobre a participação na ADNP, mas se você está de acordo com a realização da disciplina nesse formato/período.
- Deseja fazer a ADNP nessa disciplina?
Nesta questão sim você vai manifestar seu interesse em participar das atividades da disciplina nesse período e formato, dando continuidade à distância ao conteúdo visto até agora.
As outras questões são sobre se o aluno precisa de algum suporte/ajuda da UTFPR para fazer as Atividades Didáticas não presenciais (ADNP). Se não tem equipamento para acessar a internet, se pode ir até um dos campus da UTFPR para ter acesso, se tem equipamento, mas não tem acesso à internet, se tem alguma necessidade especial e outras questões considerando se estão inscritos em auxílios estudantil e renda familiar.
Ao receberem esse e-mail converse e divulgue para seus colegas para que todos possam ter acesso à divulgação desse processo e possam participar da decisão sobre a realização desse período de atividade não presencial.
Se for possível atualizem seus e-mails no sistema acadêmico através do
Portal do AlunoE-mail no domínio @alunos.utfpr.edu.br
E se ainda não tem, crie sua conta de e-mail institucional (@
alunos.utfpr.edu.br), acessando o Portal do Aluno do nosso câmpus ou clicando
AQUI.
O e-mail
@alunos.utfpr.edu.brvai facilitar o acesso aos recursos disponibilizados pelos professores e te dará uma conta institucional com acesso aos recursos do gsuite como armazenamento no drive e etc.
Fiquem atentos às mensagens via e-mail dos professores e participem da consulta sobre a realização das ADNP das disciplinas.
Exames de Suficiência para as disciplinas
De acordo com o Art. 22 da Resolução, durante o período da execução das ADNP os estudantes poderão requerer exame de suficiência para as disciplinas (unidades curriculares) que estiver matriculado, conforme o Art. 39 da Resolução no. 81/2019 - COGEP.
Não é necessário que o aluno participe das atividades propostas no regime especial de ADNP, basta estar matriculado na disciplina, fazendo ou não a ADNP.
Divulgação das disciplinas ofertadas em ADNP (1a. Etapa)
- Disciplinas que os professores manifestaram interesse em ministrar como ADNP:
Etapa | Disciplinas |
Primeira |
|
Segunda |
|
Disciplinas com ADNP aguardando suprir demandas dos Alunos (1a. Etapa)
As disciplinas que foram selecionadas pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação:
Período | Código | Nome da Disciplina | Professor | Matriculados | Concordaram | Alunos Atendidos | Demandas |
1 | BCC31A | ALGORITMOS - DP | MARCOS SILVANO | 23 | 19 | 19 | 5 |
LM31A | LOGICA MATEMATICA - DP | PAULO SABO | 29 | 22 | 21 | 1 | |
2 | BCC32A | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS 1 | RAFAEL LIBERATO | 46 | 38 | 36 | 0 |
BCC32C | FUNDAMENTOS DE ADMINISTRACAO | MARCIA MEIRA BERTI | 33 | 25 | 23 | 4 | |
3 | BCC33A | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS 2 | JULIANO FOLEISS | 28 | 24 | 22 | 4 |
BCC33B | ARQUITETURA E ORGANIZACAO DE COMPUTADORES | PAULO CESAR | 41 | 36 | 28 | 4 | |
4 | BCC34D | REDES DE COMPUTADORES 1 | LUIZ ARTHUR | 42 | 37 | 34 | 3 |
BCC34E | BANCO DE DADOS 2 | ANDRÉ SCHWERZ | 26 | 23 | 20 | 0 | |
BCC34F | PROGRAMACAO DE APLICATIVOS | IVANILTON POLATO | 18 | 16 | 13 | 0 | |
5 | BCC35B | TEORIA DOS GRAFOS | ANDRÉ KAWAMOTO | 12 | 11 | 9 | 0 |
BCC35C | PROJETO INTEGRADOR | REGINALDO RÉ | 15 | 12 | 10 | 1 | |
BCC35G | INTELIGENCIA ARTIFICIAL | DIEGO BERTOLINI | 13 | 12 | 11 | 0 | |
6 | BCC36A | METODOLOGIA DE PESQUISA | MARCO GRACIOTTO | 16 | 14 | 14 | 2 |
BCC36C | SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | RODRIGO CAMPIOLO | 13 | 13 | 13 | 1 | |
BCC36F | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | ARETHA ALENCAR | 17 | 13 | 13 | 3 | |
7 | BCC37C | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | LUIZ ARTHUR | 19 | 19 | 16 | 0 |
8 | BCC38A | EMPREENDEDORISMO | JORGE CANDIDO | 18 | 16 | 16 | 9 |
BCC38B | TÓPICOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2 | ROGÉRIO GONÇALVES | 13 | 11 | 9 | 0 | |
TCC2 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | LUIZ ARTHUR | - | - | - | - | |
Optativas | PC36O | PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE | RODRIGO CAMPIOLO | 12 | 12 | 10 | 0 |
PD36O | PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA | ROGÉRIO GONÇALVES | 13 | 13 | 12 | 0 | |
RP36O | RECONHECIMENTO DE PADRÕES | RODRIGO HUBNER | 20 | 20 | 17 | 1 |
Disciplinas aprovadas em caráter final para o desenvolvimento de ADNP (1a. Etapa)
Período | Código | Nome da Disciplina | Professor |
1 | BCC31A | ALGORITMOS - DP | MARCOS SILVANO |
LM31A | LOGICA MATEMATICA - DP | PAULO SABO | |
2 | BCC32A | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS 1 | RAFAEL LIBERATO |
BCC32C | FUNDAMENTOS DE ADMINISTRACAO | MARCIA MEIRA BERTI | |
3 | BCC33A | ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS 2 | JULIANO FOLEISS |
BCC33B | ARQUITETURA E ORGANIZACAO DE COMPUTADORES | PAULO CESAR | |
4 | BCC34D | REDES DE COMPUTADORES 1 | LUIZ ARTHUR |
BCC34E | BANCO DE DADOS 2 | ANDRÉ SCHWERZ | |
BCC34F | PROGRAMACAO DE APLICATIVOS | IVANILTON POLATO | |
5 | BCC35B | TEORIA DOS GRAFOS | ANDRÉ KAWAMOTO |
BCC35C | PROJETO INTEGRADOR | REGINALDO RÉ | |
BCC35G | INTELIGENCIA ARTIFICIAL | DIEGO BERTOLINI | |
6 | BCC36A | METODOLOGIA DE PESQUISA | MARCO GRACIOTTO |
BCC36C | SISTEMAS DISTRIBUÍDOS | RODRIGO CAMPIOLO | |
BCC36F | PROCESSAMENTO DE IMAGENS | ARETHA ALENCAR | |
7 | BCC37C | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | LUIZ ARTHUR |
8 | BCC38A | EMPREENDEDORISMO | JORGE CANDIDO |
BCC38B | TÓPICOS AVANÇADOS EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2 | ROGÉRIO GONÇALVES | |
TCC2 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | LUIZ ARTHUR | |
Optativas | PC36O | PROGRAMAÇÃO CONCORRENTE | RODRIGO CAMPIOLO |
PD36O | PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA | ROGÉRIO GONÇALVES | |
RP36O | RECONHECIMENTO DE PADRÕES | RODRIGO HUBNER |
As disciplinas de Ciência da Computação que foram selecionadas pelo Colegiado do Curso na primeira fase de ADNP, foram autorizadas pela DIGRAD-CM para iniciarem em 03/08.
"Ficou estabelecido que as disciplinas podem iniciar em 03/08 e, para os alunos que apresentaram demandas e que possam iniciar as disciplinas com atraso, deve ser previsto pelo professor uma forma de recuperação do conteúdo trabalhado."
O atendimento das demandas apresentadas pelos alunos segue o cronograma do
Edital nº 028/2020 - Processo de Concessão de Bolsas de Inclusão Digital.
Período | Código | Nome da Disciplina | Professor | # Matric. | # Concord. | # Alunos Atend. | # Demandas |
1 | BCC31A | ALGORITMOS | Ivanilton Polato | 44 | 30 | 30 | 3 |
CV31A | COMUNICAÇÃO LINGUISTICA | Alex Sandro de Medeiros | 46 | 29 | 28 | 1 | |
IC31A | INTRODUÇÃO A CIENCIA DA COMPUTAÇÃO | Paulo Cesar Gonçalves | 46 | 28 | 28 | 2 | |
2 | FS3X3 | FISICA 3 | Cesar Vanderlei Deimling | 37 | 19 | 17 | 0 |
3 | BCC33D | ANÁLISE E PROJETO ORIENTADO A OBJETOS | Lúcio Geronimo Valentin | 38 | 26 | 20 | 4 |
BCC33E | BANCO DE DADOS 1 | André Luis Schwerz | 43 | 39 | 32 | 3 | |
CN3XA | CÁLCULO NUMÉRICO | Wellington José Corrêa | 38 | 27 | 22 | 4 | |
5 | BCC35E | ENGENHARIA DE SOFTWARE 1 | Marco Aurélio Graciotto Silva | 9 | 9 | 8 | 0 |
6 | BCC36B | COMPILADORES | Rogério Aparecido Gonçalves | 20 | 19 | 19 | 3 |
Optativas | CF36O | COMPUTAÇÃO FÍSICA | Paulo Cesar Gonçalves | 17 | 17 | 13 | 1 |
Disciplinas com ADNP aguardando suprir demandas dos Alunos (2a. Etapa)
As disciplinas que foram selecionadas pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação para a 2a. Etapa:
Disciplinas aprovadas em caráter final para o desenvolvimento de ADNP (2a. Etapa)
As disciplinas de Ciência da Computação que foram selecionadas pelo Colegiado do Curso na segunda etapa de ADNP, estão aguardando a análise e autorização da DIRGRAD-CM para iniciarem em 25/08.
Dúvidas e Esclarecimentos
Entre em contato com a Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (cocic-cm@utfpr.edu.br).