Apresentação
Sobre o Curso
O Curso de Bacharelado em Engenharia de Software do Câmpus Cornélio Procópio tem como objetivo geral a formação de recursos humanos para o planejamento, desenvolvimento, gestão (do projeto e da qualidade) e manutenção de produtos caracterizados como software, com vistas a atender as necessidades do mercado de trabalho corrente. As necessidades que podem ser atendidas abrangem principalmente o desenvolvimento, implantação e gerenciamento de projetos e conhecimento para uso em processos organizacionais, passando pela infraestrutura e manutenção de software. O curso desenvolve o pensamento científico dentro da Engenharia de Software, bem como a criatividade, para solucionar problemas que envolvam uma combinação de recursos humanos e computacionais inter-relacionando a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados.
A presente versão do curso, além de enriquecer as áreas relacionadas à Programação Web e Programação para Dispositivos Móveis, também inclui unidades curriculares considerando a área de Computação em Nuvem, Big Data, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados, todas essas tecnologias indicadas como tendências internacionais. Dessa forma, o egresso do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software pode atuar em diversas áreas, assumindo papel fundamental no desenvolvimento da região.
Dadas as constantes atualizações tecnológicas da área de TI, que oferecem ferramentas de comunicação sofisticadas, e a elevada quantidade de alunos que recebem propostas de trabalho ou de estágio fora da cidade de Cornélio Procópio, foram previstas atividades a distância (EaD), concentradas principalmente no final do curso.
Perfil do Egresso
O egresso do curso superior de Bacharelado em Engenharia de Software é um profissional-cidadão crítico e ético, capaz de desenvolver, manter e aplicar soluções computacionais fazendo uso das atividades do Processo de Desenvolvimento de Software, relacionadas à Engenharia de Requisitos, Modelagem, Arquitetura de Software, Construção, Testes, Gerenciamento de Projetos, Configuração, Qualidade e Segurança da Informação, dimensionando a escalabilidade e a complexidade do software, para o benefício geral da sociedade, nas suas mais diferentes áreas de conhecimento. O egresso também deve ser capaz de:
- Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis, com ética, identificando novas oportunidades de negócios, considerando a complexidade e escalabilidade das soluções;
- Atuar colaborativamente em projetos de desenvolvimento de software, com equipes multiprofissionais locais ou geograficamente distribuídas; e
- Aplicar processos, técnicas, procedimentos e boas práticas de construção, evolução e avaliação de software.
Formação
O curso utiliza o processo de ensino-aprendizagem baseado na estrutura da matriz pedagógica orientada pelas competências esperadas do perfil do egresso, articulando teoria e prática. As competências que são formadas pelo aluno, ao longo do curso, são:
- Competência Comum: Resolver problemas estruturados de contexto real, de maneira autônoma e eficaz, integrando interpretação de dados, modelagem de solução por meio de raciocínio computacional, aplicação de técnicas e ferramentas computacionais, validação e comunicação de resultados, dimensionando a complexidade de algoritmos, atuando de forma individual ou em equipe, consciente dos aspectos éticos, legais, sociais e a constante evolução da Computação;
- Competência Específica: Desenvolver soluções computacionais para diferentes plataformas, viáveis para diferentes contextos organizacionais, de forma responsável, autônoma, eficaz e cooperativa, aplicando processos, técnicas, procedimentos e ferramentas de Engenharia de Requisitos, Modelagem, Arquitetura de Software, Contrução, Teste e Gerenciamento de Projetos, Configuração e Qualidade, seguindo normas técnicas, preceitos éticos e legislação vigente.
Atuação
Em 2022, a coordenação do curso conduziu uma pesquisa com os alunos egressos. No momento da pesquisa existiam 62 egressos no curso, dos quais 42 (68%) participaram da pesquisa. A pesquisa teve como principal objetivo identificar mais detalhes sobre o perfil de profissionais que o curso formou até o momento. Além disso, a pesquisa possibilitou identificar as diferentes tendências tecnológicas que devem ser incorporadas na atualização da estrutura curricular do curso, conforme apresentado no presente PPC. A seguir, alguns dos dados levantados foram:
- 100% dos respondentes atuam na área do curso.
- 86,7% dos respondentes atuam profissionalmente nos estados do Paraná e São Paulo.
- Entre os cargos exercidos pelos egressos, os que apareceram mais frequentemente foram: Desenvolvedor de Software (74%), Analista de Qualidade/Teste (11%) e Engenheiro de Software (8%).
Ficha resumida do curso |
Turno: Noturno |
Autorização e Reconhecimento |
|