Apresentação
Última pesquisa com egressos*
- 70% possuem pós-graduação;
- 12% criaram a própria empresa;
- 80% demoraram menos de 1 ano para arrumar um emprego ( 75% menos de 6 meses).
*Pesquisa realizada em 2021.
Estágio e emprego
Alguns dos locais em que nossos estudantes fizeram estágio e/ou conseguiram seus primeiros empregos: Tim, WEG, Zilor, Andrade Gutierrez , CELG DISTRIBUIÇÃO S.A., Grupo CPFL Energia, Itau Unibanco, CPFL, Elektro - Grupo Neoenergia, Romagnole Produtos Elétricos S.A. Elovolt, Tereos...
Mercado de trabalho
O profissional formado em Engenharia Elétrica pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:
- Energia (geração, transmissão e distribuição);
- Instalações elétricas prediais e industriais;
- Eletrônica analógica e digital;
- Controle e automação;
- Telecomunicações;
- Engenharia biomédica;
- Outras..
Perfil do egresso
Os egressos do curso de Engenharia Elétrica são profissionais éticos, reflexivos, autônomos, cooperativos, capazes de desenvolver soluções e serviços envolvendo aspectos normativos, técnicos, socioeconômicos e sustentáveis, considerando a evolução tecnológica, em um contexto de inovação e empreendedorismo. Tal profissional poderá atuar nas áreas de energia, eletrônica, automação e telecomunicações, integrando os conhecimentos técnicos/científicos. Para tanto, são capazes de:
● Avaliar processos e projetos nas áreas de conhecimento do curso, visando soluções viáveis dos pontos de vista técnico, ambiental e socioeconômico.
● Projetar sistemas, produtos e processos em engenharia elétrica de forma eficiente, criativa e viável economicamente, em consonância com as exigências de mercado e normas técnicas.
● Implementar, de forma coordenada e crítico-reflexiva, sistemas e soluções nas áreas de conhecimento do curso, operacionalizando seu funcionamento.
● Gerenciar projetos, processos e equipes multidisciplinares, de forma proativa, colaborativa e ética, considerando contextos socioculturais e suas diferenças, bem como os impactos ambientais e econômicos.
Sobre o Curso
O curso de Engenharia Elétrica iniciou suas atividades em 11 de setembro de 2009, autorizado pela Resolução nº 083/09 do COEPP, a qual altera a denominação do curso de Engenharia Industrial Elétrica para Engenharia Elétrica, visto que o curso de Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em Eletrotécnica iniciou suas atividades em 2007, autorizado pela Resolução nº 79/06 COEPP, de 20/10/06. A partir do primeiro semestre de 2010 iniciou-se a oferta de vagas com a denominação de curso de Engenharia Elétrica. Em novembro de 2016, entrou em vigor a última atualização do Projeto Pedagógico do Curso, aprovado pelo CREA-PR conforme decisão do CEEE -Crea-PR 3567/2017, o qual atribuiu as competências relativas aos artigos 8 e 9 da Resolução do Confea nº 218/1973, bem como as atribuições constantes do artigo 33 do Decreto 23.569/33.
Temas abordados na formação
Formação básica:
Física, matemática, química, mecânica dos sólidos, fenômenos de transporte, administração, economia, algoritmos e programação, ciência dos materiais, ciências do ambiente, expressão gráfica, metodologia científica e tecnológica, gestão...
Formação profissional geral:
Eletricidade básica, eletromagnetismo e circuitos elétricos, eletrônica analógica, eletrônica digital, medidas elétricas e instrumentação, sinais e sistemas;
Formação específica:
Instalações elétricas prediais e industriais, máquinas elétricas, sistemas de potência, microcontroladores, transmissão de dados, qualidade de energia;
Formação complementar:
Estágio, trabalho de conclusão de curso, atividades complementares.
Ficha resumida do curso |
Turno: Diurno |
Autorização e Reconhecimento |
- Autorização: Resolução COEPP nº 79/2006 - Reconhecimento: Portaria MEC nº 111/2021 |