Projetos de Graduação
Equipe Abutres Aerodesign
Fundada no ano de 2014, a equipe Abutres Aerodesign surgiu da vontade de um grupo de alunos de participar da competição SAE Brasil Aerodesign. O projeto visa a integração de graduandos em engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, campus Cornélio Procópio, com intuído de realizar o desenvolvimento de aeronaves rádio controladas destinadas a competição nacional de aerodesign realizada pela SAE (Society of Automotive Engineers).Os integrantes projeto de extensão de maneira tal a aperfeiçoar o conhecimento e aplica-lo na prática, seja na área de aerodinâmica, cargas e estruturas, controle e estabilidade, desempenho, eletrônica ou motores de combustão interna.
Equipe EcoDelta
EcoDelta é um projeto de extensão desenvolvido por alunos dos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio, e orientado por professores da instituição, desde o início de 2017. O objetivo é desenvolver um carro com uma maior eficiência energética, utilizando a gasolina como combustível, e então participar das principais competições, voltadas à pesquisa energética, que estimulam estudantes a projetar e construir protótipos que percorrem a maior distância com a menor quantidade de combustível.
Equipe Fórmula CP
Os estudantes devem conceber, projetar, fabricar, e competir com pequenos carros de corrida estilo fórmula. Estudar e projetar o protótipo, o que irá envolver diversas disciplinas curriculares. O protótipo deverá atender as especificações para a competição da SAE Brasil. A equipe deve promover o conhecimento das artes, ciências, padrões e práticas de engenharia relacionadas com o desenvolvimento, projeto, construção e uso de equipamentos automobilísticos/veiculares, seus meios de propulsão e equipamentos relacionados.
Equipe Procobaja
A equipe Procobaja de baja SAE tem como objetivo projetar e fabricar um protótipo do tipo minibaja, seguindo as regras das competições nacional e regional de Baja SAE, a fim de participar de tais competições. Motivar alunos dos cursos de engenharia da UTFPR-CP por intermédio de um projeto onde os mesmos poderão aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala; Divulgar ciência e tecnologia; Promover o conhecimento das artes, ciências, padrões e práticas de engenharia relacionadas com o desenvolvimento, projeto, construção e uso de equipamentos automobilísticos/veiculares, seus meios de propulsão e equipamentos relacionados.
Equipe Rocket
Equipe Rocket é um projeto de extensão da UTFPR-CP com o objetivo de pesquisar e desenvolver foguetes de alta potência para competições de foguetemodelismo. O projeto permitirá aos alunos de engenharia desenvolver programas extraclasses, aplicando princípios aprendidos em sala de aula. Estes enfrentam situações desafiadoras, com objetivos claros e tempo pré-determinado, estimulando assim o uso de conhecimento científico como ferramenta para construir soluções criativas de maneira eficiente.
Ludico - Laboratório Universitário de Desenvolvimento de Inteligências e Cognições
O LUDICO faz parte de um projeto de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o projeto tem como público alvo alunos da universidade e a comunidade externa à UTFPR das cidades de Londrina, Cornélio Procópio e regiões metropolitanas, e tem como objetivo desenvolver capacidades de aprendizagem nos participantes, melhorando também sua aptidão em raciocínio lógico, análise crítica de ações e de pontos de vista, organização e em relações interpessoais. Além disso, o projeto visa atuar como ferramenta de inserção cultural.
Empresa Junior SmartMec
A SmartMec Junior, é uma Empresa Júnior fundada pelos alunos de Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio. O objetivo é proporcionar aos alunos viver a realidade de uma empresa real dentro da faculdade. A SmartMec resolve problemas variados de engenharia mecânica, por meio de projetos, consultorias e ensaios, para ajudar pequenas e grandes empresas a alcançarem suas metas econômicas, sociais e de crescimento. Por se tratar de uma instituição sem fins lucrativos, o modelo de negócio envolve cobrança do serviço prestado com preços abaixo do mercado.