Home
/
Área Acadêmica
/
Projetos de Extensão
/
Crianças na Universidade? Sim, é possível!

Crianças na Universidade? Sim, é possível!

Publicado 11/27/2020, 9:54:15 AM, última modificação 8/18/2022, 2:06:20 PM
Apostando na sensibilização e popularização do conhecimento sobre solos e sua importância para a sociedade, este projeto é uma oportunidade para aguçar a curiosidade frente a questões que envolvem o solo e para instigar o gosto pelas ciências nos alunos de Ensino Fundamental 1. Além disso, o projeto visa aproximar a comunidade acadêmica da comunidade externa.

O projeto de extensão universitária intitulado “Crianças na Universidade? Sim, É Possível!” é resultado de parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) e o Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba.

Implantado em agosto de 2018, este projeto recebe alunos do Ensino Fundamental 1 nas dependências da universidade, para a realização de atividades pertinentes ao tema solo nos seguintes locais: Horta, Laboratório de Biologia e Laboratório de Solos do DAQBI, onde são abordados aspectos científicos, tecnológicos, ambientais e sociais principalmente de forma lúdica e contextualizada. Em alguns momentos, os alunos são convidados a se colocarem no papel do cientista que se depara com um problema ou situação, investiga, propõe, testa hipóteses e faz deduções.
Estas atividades são orientadas por alunos de graduação que se voluntariam, chamados monitores, de diversos cursos como Química (licenciatura e bacharelado), Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Mecânica, entre outros. Esta pluralidade de perfil acadêmico dos voluntários enriquece ainda mais o projeto e multiplica saberes dentro do ambiente universitário.
Coordenadora do projeto: Profa. Dra. Sonia Zanello.
Colaboradoras: Profa. Jana Magaly Tesserolli de Souza, Profa. Dra. Larissa Kummer e Profa. Dra. Maurici Luzia Del Monego.

Conheça mais através do Instagram e do Vídeo de Apresentação do Projeto.