Estágio

Publicado 6/11/2019, 5:31:17 PM, última modificação 7/22/2024, 4:49:21 PM

Guia Rápido para Encaminhamento ao PRAE:

1. O estudante consegue a oportunidade de estágio;
2. O estudante consulta e define seu orientador do estágio (professor DAINF, DAELN ou ministra aulas na EC);
3. O RH da empresa providencia o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o estudante providencia o Plano de Estágio (PE), segundo modelo da UTFPR;
4. O TCE e o PE são assinados, pelo RH da empresa, pelo supervisor e pelo estudante, conforme o caso;
5. O estudante encaminha TCE e PE assinados para o PRAE;
6. O PRAE encaminha para assinatura do orientador e para o DIEEM (UTFPR);
7. O DIEEM encaminha os documentos assinados para estudante, orientador, PRAE e empresa.

IMPORTANTE:

* O orientador assina no Sistema, após envio ao PRAE (não antes).
* A UTFPR não assina documentos com data retroativa. Enviar o Plano de Estágio e o Termo de Compromisso de Estágio com 5 dias úteis de antecedência do início do estágio;
* Se o supervisor da empresa utilizar caneta para assinar os documentos, é necessário incluir o carimbo da empresa. Se for assinatura digital, não é necessário carimbo;
* Não pode ocorrer conflitos entre os horários de estágio e as disciplinas matriculadas no semestre;
* É necessário ter um tempo de deslocamento entre o local do estágio e a UTFPR.
* É preciso se cadastrar no sistema de estágio da universidade, https://estagio.utfpr.edu.br//;
* A empresa precisa ser Homologada pela UTFPR. Se a empresa não for, o primeiro passo é a empresa se cadastrar no sistema de estágio da UTFPR https://estagio.utfpr.edu.br// e enviar a Declaração Comprobatória de Atividades e Condições Gerais de Ambiente de Trabalho para o PRAE, disponível no portal http://portal.utfpr.edu.br/estagios em modelos de documentos.

Os estágios, para o curso de Engenharia de Computação da UTFPR, podem ser: (1) estágio não obrigatório e (2) estágio curricular obrigatório. Os dois tipos são regidos pela lei do estágio (lei no. 11.788, de 25 de setembro de 2008) e pelo Regulamento dos Estágios Curriculares Supervisionados dos cursos de bacharelado, dos cursos superiores de tecnologia e dos cursos de educação profissional técnica de nível médio da UTFPR (Resolução Conjunta Coemp/Cogep nº 01/2020, de 02 de junho de 2020)

Art. 13 O estágio poderá ser realizado em pessoas jurídicas de direito privado e em órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como com profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional, que apresentem condições de proporcionar experiência prática na área de formação do aluno, pela participação em situações da vida e do trabalho em seu meio.

§ 1º A Unidade Concedente de Estágio (UCE) pode ser selecionada a partir de cadastro de partes cedentes ou pelos agentes de integração, no sistema de estágios da UTFPR.

§ 2º A UTFPR poderá ser uma UCE, desde que a atividade desenvolvida seja compatível com o perfil profissional previsto no PPC.

§ 3º O estágio poderá ser realizado de forma remota (também denominado home office) desde que assim previamente acordado e constante do Plano de Estágio (PE) mantendo-se acompanhamento efetivo do supervisor, mesmo que a distância.

Atualmente, Valfredo Pilla Jr, do DAELN, e Fabiano Scriptore de Carvalho, do DAINF, são os professores responsáveis  pela atividade de estágio (PRAE) do Curso de Engenharia de Computação. O Prof. Valfredo atende estudantes que tenham o primeiro nome começando com as letras A a K e o Prof. Fabiano atende estudantes que tenham o primeiro nome com as iniciais de L a Z. Ambos estão à disposição para esclarecimentos nos e-mails: valfredo@utfpr.edu.br e fabiano@utfpr.edu.br.

As atividades de estágio deverão ser desenvolvidas em uma empresa, devendo estar relacionadas às atividades de Engenharia de Computação. As atividades podem também ser realizadas na UTFPR em trabalhos de pesquisa/desenvolvimento. Tais atividades devem ser acompanhadas por um supervisor na empresa e por um professor orientador na UTFPR, que pode ser qualquer professor do DAELN ou DAINF, ou ainda qualquer professor que ministre aulas para o curso de Engenharia de Computação.

Para mais informações, acesse a página Visão Geral das Possibilidades de Estágio.

Contatos dos PRAEs do Curso

Iniciais de A a K: Valfredo Pilla Jr (DAELN)
E-mail: valfredo@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3310-4616

Iniciais de L a Z: Fabiano Scriptore de Carvalho (DAINF)
E-mail: fabiano@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3310-4654

Documentos

Reportar erro