Encontro EC 2024
O Encontro da EC 2024 ocorreu na última sexta-feira (29/11/2024), com a participação de professores e estudantes do curso, durante o qual foram abordados diversos assuntos relativos ao curso, esclarecendo dúvidas dos estudantes.
Participaram do Encontro os professores Ricardo Lüders (Coordenação), Anelise Fonseca (PRATCC), Ana Cristina Vendramin (PRAC), Ronnier Rohrich (PRAExt), Valfredo Pilla Jr e Mauro Fonseca (PRAE) e os estudantes dos Grupos PET, Rodrigo Falabretti (PET-CoCE) e Felipe Garcez (PETECO). Os professores Guilherme Peron (ex-coordenador), Daniel Pigatto (coordenador do PPGCA) e César Tacla (PETECO) estiveram também presentes.
Para cada tópico, os seguintes pontos abaixo podem ser destacados.
TCC: Foram apresentados os critérios e encaminhamentos do TCC1 e TCC2, destacando as Normas Complementares do TCC para a EC (link), matrícula A matrícula em TCC1 ocorre normalmente, como qualquer outra disciplina, na qual será definido o Projeto de TCC. A matrícula em TCC2, ocorre normalmente , podendo ser renovada automaticamente por mais um semestre. A terceira renovação é condicionada à anuência do orientador e PRATCC.
Atividades Complementares: Foi destacada a Norma Complementar das Atividades Complementares (link), destacando como ocorre a validação das atividades, o que pode e não pode ser pontuado. Basicamente, não poderão ser validadas como ACs, as atividades realizadas no desenvolvimento do TCC, estágio curricular obrigatório e extensão.
Internacionalização: Foi destacado o Projeto Brafitec com universidades francesas (Lorraine, Strasbourg e Troyes), que dispõe de bolsas para estudantes. Os programas de dupla diplomação com IPB (Portugal), INSA LYON e INSA TOULOUSE, além dos programas gerais de mobilidade internacional. A dica é ficar de olho na página de editais da UTFPR (link).
Extensão: Ainda incipiente na universidade, as regras para contabilização das atividades de extensão da nova matriz do curso foram apresentadas. Basicamente, as atividades de extensão podem ser contabilizadas a partir de uma declaração de horas de extensão ou sendo aprovado em uma disciplina extensionista. A declaração deve ser fornecida pelo coordenador de um projeto de extensão cadastrado na universidade (semelhante às Atividades Complementares) e apresentada ao PRAExt, que fará o lançamento no histórico. A disciplina extensionista tem uma carga horária em sala de aula e uma carga horária de extensão. A matrícula ocorre normalmente como qualquer outra disciplina. É importante lembrar de reservar horas de atividades fora da sala de aula, correspondentes às horas de extensão cadastradas na disciplina.
Estágio: Atualmente, os processos de Estágio (Obrigatório e Não Obrigatório) respondem por grande parte das dúvidas dos estudantes. Foram abordados diversos detalhes que podem atrasar a viabilização do estágio, com destaque para o envio dos documentos com antecedência mínima de 5 dias úteis antes do início do estágio, compatibilidade entre o total de horas de estágio e as horas semanais, assim como a não sobreposição das horas de estágio com o horário das disciplinas do semestre. Além disso, a empresa deve estar cadastrada no sistema de estágio da UTFPR. Para tanto, é fundamental o agendamento da reunião com o PRAE, quando for encaminhar a documentação do estágio. As informações detalhadas estão disponíveis na página do curso (link).
PETECO e PET-CoCE: Uma breve descrição das atividades dos grupos PET incluem ensino, pesquisa e extensão. Foi dado destaque às oficinas promovidas pelos grupos, cujo objetivo é auxiliar os estudantes para um melhor aproveitamento das disciplinas. Foi discutida também a possibilidade de validar atividades complementares e horas de extensão com atividades desenvolvidas nos grupos.
A Coordenação destacou a página do curso (link) no site da UTFPR, que deve ser consultada antes de qualquer demanda, pois um grande esforço tem sido feito para manter as informações atualizadas do curso. Especial destaque foi dado às disciplinas de Trilhas e como cursá-las, assim como as diferenças entre as matrizes 844 (antiga) e 962 (atual).
As principais dúvidas levantadas dizem respeito à migração compulsória de matriz do curso, atividades de extensão e procedimentos do estágio. Como o evento não foi gravado, converse com seus colegas. Vamos difundir e compartilhar o que foi discutido no Encontro EC 2024 com todos e todas estudantes do curso.
Os slides utilizados durante o evento estão disponíveis (aqui).