Home
/
Destaques
/
Estudante da UTFPR vence Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2025

Estudante da UTFPR vence Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2025

Publicado 12/9/2025, 3:55:14 PM, última modificação 12/9/2025, 7:29:27 PM

O graduando da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conquistou o primeiro lugar na categoria Estudante de Graduação do 38º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. Gustavo Henrique dos Santos, do curso de Engenharia da Computação do Campus  Curitiba , concorreu com outros 117 inscritos.

O aluno recebeu a premiação realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), no dia 28 de novembro, em  Curitiba . O reconhecimento foi devido à pesquisa feita pelo estudante para compreender o que conecta as diferentes áreas de cidades, em larga escala, por meio da análise de dados de sistemas de recomendação e do uso ferramentas de computacionais.

Ele começou o estudo em 2023 como bolsista de Iniciação Científica, quando estava no segundo período da graduação, sob a orientação de Thiago Silva e coorientação de Myriam Delgado.

O objetivo da pesquisa foi investigar o potencial e a validade da teoria do sociólogo Daniel Silver da Universidade de Toronto, que visa descrever áreas de uma cidade a partir de um ponto de vista cultural. “O trabalho tem potencial para auxiliar no planejamento urbano e na criação de sistemas de recomendação de lugares baseados nos hábitos da população”, detalha.

Ferramentas para pesquisadores e turistas

Um dos resultados práticos da pesquisa é a criação da plataforma H3-Cities, que permite a pesquisadores fazer análises geográficas, com acesso a sistemas disponíveis de modo open source (código aberto), possibilitando a seleção de cidades e a subdivisão das áreas em hexágonos de diferentes tamanhos.

Outro foi o sistema CityHood, voltado para recomendação de lugares turísticos com base na identidade cultural dos bairros. “O sistema para turistas mostra a importância da identidade de um lugar para que ele seja recomendado", afirma. Para ele, campanhas que visam fortalecer a identidade de um bairro têm grande potencial de fortalecer o turismo e a conexão desse bairro com o resto da cidade.

Atualmente, Gustavo atua no grupo de pesquisa Laboratório de Machine Intelligence and Data Science (Minds) da UTFPR. Para os próximos passos, ele conta que pretende aprimorar as técnicas de simulação da mobilidade urbana, principalmente em situações atípicas ou cenários de desastre. A ideia, segundo ele, é trazer simulações mais precisas e encontrar aspectos que precisam ser melhorados na cidade para lidar com essas situações.

Nos próximos dias, ele iniciará um estágio de pesquisa no Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (Inria), na França. Ele pretende contribuir para um projeto do governo francês relacionado ao estudo de mobilidade, com um foco em Paris.

Publicado 05/12/2025

Reportar erro