Home
/
Área Acadêmica
/
Projetos de Graduação

Projetos de Graduação

Publicado 7/8/2019, 6:04:34 PM, última modificação 7/9/2019, 2:51:08 PM

Engenharia Solidária

O projeto “Engenharia Solidaria” é desenvolvido por alunos de primeiro período de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, em média com 110 voluntários, que realizam reformas em instituições sociais da Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, os voluntários desenvolvem habilidades em Gestão de Projetos.

SECAEL – Semana Acadêmica de Engenharia de Controle e Automação e Elétrica

A SECAEL – Semana Acadêmica de Engenharia de Controle e Automação e Elétrica é uma atividade desenvolvida pelo Diretório Acadêmico em parceria com o DAELT, para oferecimento de cursos, palestras e oficinas para atualização, desenvolvimento e integração dos acadêmicos.

Agrohackaton

Atividade desenvolvida pela UTFPR/DAELT e pela UFPR/Agrárias para criação de soluções tecnológicas para o agronegócio, com formação de grupos interdisciplinares pertencentes às duas instituições, num final de semana, no período de 36 horas contínuas de trabalho.

Desenvolvimento de Solução para Busca de Máxima Potência para Sistemas Híbridos Eólico-Fotovoltaicos Aplicados em Energias Renováveis

Visa desenvolver firmware para controle da máxima potência gerada por um aerogerador através de conversor CA-CC de baixa potência desenvolvido no LPEE. O projeto de iniciação científica treinará um estudante de graduação em aspectos de eletrônica de potência, controle digital e sistemas microcontrolados.

Núcleo de Pesquisa e Inovação em Fotônica e Sensoriamento Avançado (FOTONS)

Este projeto de pesquisa propõe a criação do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Fotônica e Sensoriamento Avançado - FOTONS - o qual será conformado por cinco instituições sendo três nacionais (UFES, IFES, UTFPR) e duas estrangeiras (Universidade de Aveiro, Cyprus University of Technology), as quais contam com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa abordados pelo núcleo. O foco e a articulação deste Núcleo de pesquisa e inovação concentram-se nas áreas de fotônica e sensoriamento, justamente as áreas em que os pesquisadores aqui reunidos possuem grande experiência e vêm alcançando resultados científicos e tecnológicos relevantes nos últimos anos.

Desenvolvimento e Aplicação de um Biosensor baseado em Redes de Bragg em Fibra Ótica para Determinação de Padrões de Mastigação In Vivo

O projeto tem por objetivo dar continuidade às atividades que vêm sendo realizadas pelo pesquisador e seus orientados, visando o desenvolvimento de técnicas de sensoriamento ótico para aplicações em Biomecânica.

Sensores a Fibra Ótica para Aplicações em Engenharia

O projeto tem por objetivo dar continuidade às atividades que vêm sendo realizadas pelo pesquisador e seus orientados, visando o desenvolvimento de técnicas de sensoriamento ótico para aplicações em dois setores da engenharia: Elétrica e Biomecânica.

Metodologia para gestão de microgrid rural com implantação de geração híbrida diesel-solar

Este projeto de pesquisa propõe a elaboração de uma metodologia para implantação de uma microgrid híbrida diesel-solar com baterias em rede de distribuição rural, incluindo a implantação prática da microgrid e o desenvolvimento de algoritmos de análise e otimização, que podem servir como assistência para o planejamento e gestão de sua operação, tanto em paralelo com a rede quanto em situações de ilhamento.
Neste sentido, serão desenvolvidos e implementados algoritmos computacionais para otimização dos recursos energéticos e algoritmos para análise de estabilidade (de tensão, de frequência e rotórica). Propõe-se também uma metodologia de análise e estudo de proteção da rede e da microgrid, bem como uma metodologia de ajuste e/ou de projeto de reguladores de velocidade de geradores síncronos distribuídos baseados em teoria de controle moderno (controle ótimo/robusto/estocástico e filtragem estocástica).

Metodologia para análise, monitoramento e gerenciamento da geração distribuída por fontes incentivadas

O subprojeto "Análise de Redes de Distribuição Rural Considerando Geração Distribuída" tem como objetivo principal mensurar os impactos da inserção de diferentes tipos de geração distribuída (fotovoltaica, eólica, diesel, biomassa) sobre os perfis de tensão de redes de distribuição rural. Para cumprir tal objetivo, neste subprojeto é contemplado o desenvolvimento e implementação de um algoritmo computacional de Fluxo de Potência baseado no método de "varredura" inversa/direta de potência. Além disso, também contempla uma metodologia de Fluxo de Potência discretizado em horas que pode ser utilizado tanto no planejamento da operação (programação diária) quanto no planejamento da expansão da rede de distribuição.

Implementação de novos conversores estáticos

Neste projeto propõe-se o estudo e implementação de novos conversores estáticos voltados às aplicações que exigem alta taxa de conversão ca para cc. Os conversores podem converter a baixa tensão alternada da rede elétrica em uma tensão contínua de alta intensidade, por meio do uso de tecnologias atuais em eletrônica de potência. Os conversores são voltados a um nicho diverso de aplicações como, por exemplo, em equipamentos médicos, tração e fontes alternativas de energia. As topologias apresentam controle ativo da tensão contínua e também proveem a correção do fator de potência, através do controle das correntes. São almejados estudos teóricos e resultados experimentais em laboratório.

Desenvolvimento de Instrumentação para Astronomia

Este projeto tem como foco o desenvolvimento de técnicas de controle multivariável para aplicação em astronomia. Na astronomia o principal uso é em sistemas de compensação de turbulência atmosférica em tempo real. Este tipo de sistema de controle chama-se óptica adaptativa. Pretende-se desenvolver técnicas de processamento de imagens para os sensores de frente de onda encontrados nestes dispositivos, assim como técnicas de tomografia para conhecimento volumétrico da turbulência acima do telescópio. A óptica adaptativa permite aos telescópios grandes atingir o seu limite de difração, trazendo com isso avanço em várias áreas na astronomia que dependem de informação com alta resolução espacial. Esta técnica já é utilizada com sucesso em vários telescópios científicos, como o telescópio Gemini, VLT (Very Large Telescope) e o telescópio Keck. Para a próxima geração de telescópios gigantes, com mais de 20 m de diâmetros, novos desafios se apresentam possibilitando novas pesquisas em Óptica Adaptativa.

Estudo e Desenvolvimento de Sistemas de Carregamento de Baterias

Este trabalho propõe o estudo e desenvolvimento de sistemas de carregamento de baterias sem contato elétrico, com o emprego do princípio indutivo e capacitivo. Este desenvolvimento envolve o estudo e análise de circuitos ressonantes, sistemas de acoplamento indutivo e capacitivo e estudo de diferentes estruturas de potência. Propõem-se o desenvolvimento experimental de dois protótipos, um utilizando o princípio indutivo e o outro o capacitivo. No estudo do princípio indutivo será dado ênfase na redução de perdas e elevação do rendimento da estrutura atuando na definição da etapa de potência, procedimento de projeto otimizado e elementos construtivos. No princípio capacitivo, o desenvolvimento será realizado com foco no aumento da capacitância de acoplamento através do desenvolvimento de um dispositivo capacitivo com diferentes arranjos de placas, as quais deverão se integrar com o conversor estático selecionado para esta aplicação.

Desenvolvimento de retificadores trifásicos isolados para aplicações em sistemas híbridos para microgeração distribuída

O projeto propõe desenvolver técnicas de conversão CA-CC isoladas de estágio único que possibilitem a conexão de um gerador eólico a um sistema de geração solar, concomitantemente, permitindo uma microgeração híbrida. Serão exploradas as estruturas de conversão de energia isoladas em alta frequência, trifásicas e de estágio único, em detrimento da solução clássica de dois estágios com um retificador em cascata a um conversor CC-CC isolado.

Modelagem e implementação dos módulos de processamento e quantificação de imagens em tempo real para equipamento portátil de diagnóstico por ultrassom

Este projeto tem por objetivo a investigação, a modelagem e a implementação de um equipamento tecnológico portátil, aberto e flexível de ultrassom, baseado em dispositivos reconfiguráveis Field Programmable Gate Array (FPGA), para investigação de novas estratégias de transmissão, recepção, processamento de sinais e quantificação de imagens em tempo real, visando contribuir com a pesquisa e o desenvolvimento de equipamentos de diagnóstico médico por imagem de ultrassom no País.

Desenvolvimento de conversores de estágio único para gerador eólico em um sistema de coogeração híbrido para microgeração

Neste projeto serão desenvolvidos técnicas de conversão CA-CC isoladas de estágio único que possibilitem a conexão de um gerador eólico a um sistema de geração solar, permitindo uma microgeração híbrida para geração distribuída.Serão exploradas as estruturas isoladas em alta frequência trifásicos de estágio único, em detrimento da solução clássica de dois estádios de conversão com associação de um retificador em cascata com um conversor CC-CC isolado. Nas soluções propostas, deve-se atender requisitos tais como rendimento, complexidade e custos competitivos com as técnicas convencionais que apresentam dois estágios de processamento. Este projeto é firmado através Acordo de Cooperação Técnica nº 013/2018 celebrado entre a UTFPR, a empresa NHS Sistemas Eletrônicos LTDA e a Fundação de Apoio à Educação, Pequisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF-PR).

Projeto Ótimo Multifísico de Geradores Síncronos

O trabalho desenvolvido neste projeto de pesquisa se propõe a realizar o projeto ótimo de geradores síncronos com o objetivo de se obter geradores mais adequados para diferentes aplicações e de custo reduzido.

Metodologia para análise, monitoramento e gerenciamento da geração distribuída por fontes incentivadas

Subprojeto: Levantamento de potencial eólico em regiões metropolitanas

O trabalho propõe a definição de uma técnica adequada ao levantamento de mapas do potencial eólico em regiões metropolitanas visando o planejamento de usinas de minigeração eólicas. Para tanto, propõe-se a experimentação da técnica à Região Metropolitana de Curitiba por meio de um conjunto de estações anemométricas.

Reportar erro