Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 12/7/2023, 3:20:34 PM

Sobre o Curso

O Curso de Engenharia Eletrônica é um dos mais conceituados e tradicionais cursos dessa modalidade no Estado do Paraná. Trata-se de um curso que proporciona aos graduandos sólida formação nas áreas de matemática e física, sólida formação nas disciplinas básicas profissionalizantes, atividades intensivas de laboratório, seis áreas de conhecimento dentro da grande área de elétrica/eletrônica, disciplinas optativas de vanguarda, Estágio Curricular Obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso diferenciado onde o aluno realmente implementa um produto de hardware ou software. No decorrer do curso, as diferentes atividades acadêmicas enfatizam a formação empreendedora, atendendo às recentes demandas de mercado. O número atual de matriculados no curso é de aproximadamente 500 alunos.

Coordenação

Robinson Vida Noronha

Ficha resumida do curso

Turno: 
Duração: 5 anos/semestral (4.380 horas)
Estágio curricular obrigatório: 360 horas
Atividades complementares: 180 horas
Vagas: 44 por semestre
Titulação: Engenheiro Eletricista, com atribuições nas áreas de eletrônica, automação, telecomunicações e computação
Critérios de avaliação: A aprovação nas disciplinas dos cursos de graduação dar-se-á por nota final igual ou superior a 6,0 proveniente de avaliações realizadas ao longo do semestre letivo previstas no plano de ensino e frequência nas disciplinas presenciais igual ou superior a 75% ou participação nas atividades programadas nas disciplinas semipresenciais igual ou superior a 75%. A aprovação em Estágio Curricular Obrigatório, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares seguirão regulamentos específicos.

Autorização e Reconhecimento

- Reconhecimento: Currículo Pleno de acordo com a Resolução nº 48/76-CFE, de 27/04/76, e nº 04/77-CFE, de 09/03/77, para o Curso de Engenharia, Habilitação em Engenharia Eletrônica.
Reconhecimento Parecer n.o 475/82-CFE, de 03/09/82, e homologado pela Portaria nº 424/82-MEC, de 11/10/82, e com reformulação aceita pelo Parecer nº 70/86-CFE, de 27/01/86.
Conceito: Organização Didático-Pedagógica = Condições muito boas (CMB); Corpo Docente = Condições Boas (CB); Instalações = Condições Boas (CB). O curso obteve 5 conceitos A e um conceito B.

Áreas de Atuação 

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado neste curso:

  • Elaborar e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento, integração de sistemas, ensino e consultoria, entre outras.
  • Eletrônica Digital;
  • Eletrônica Analógica;
  • Eletrônica de Potência;
  • Telecomunicações;
  • Automação Industrial e Controle;
  • Engenharia de Software e Informática;
  • Instrumentação;
  • Controle de Qualidade e Confiabilidade e Engenharia Biomédica.

Perfil do egresso