Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 3/8/2024, 7:57:28 PM

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Física tem como objetivo formar profissionais para atuarem como professores de Física. Ele será formado para planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física e elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.

O Curso de Licenciatura em Física foi projetado para nove semestres letivos, com aulas prioritariamente no período da tarde. A organização de sua estrutura curricular prevê que o aluno tenha contato com disciplinas de Física (Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Óptica, Mecânica Quântica, Relatividade, etc.), de Matemática (Cálculo, Álgebra, Geometria, etc.), de Educação (Didática, História da Educação, Filosofia da Educação, etc.), de Astronomia (Introdução à Astronomia), de Informática (Robótica, Impressão 3D, Produção de vídeo aulas, softwares de simulação, linguagens de programação), dentre outras, de forma que, ao concluir o curso, ele terá uma sólida base em Física, e em Educação, garantindo a formação de um profissional docente de alta qualidade e versátil.

O grande diferencial na organização do curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR reside nas disciplinas denominadas Projetos de Ensino. São disciplinas que oferecem uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades em transformar o conhecimento específico de Física em conhecimento escolar destinado ao Ensino Fundamental e Médio.

O currículo prevê a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso, cujo foco deve ser a pesquisa ligada à experiência dos alunos enquanto professores de Física em formação.

Atuação

O profissional formado em Licenciatura Em Física pode atuar no mercado de trabalho como:

    1. Professor de Ensino Fundamental 2;
    2. Professor de Ensino Médio;
    3. Autor e/ou editor de livros didáticos.

Ficha resumida do curso

Turno: Vespertino

Duração: 4 anos e meio

Carga Horária Total do Curso: 3.855 horas

Estágio Curricular: 405 horas

Carga Horária de Extensão: 390 horas

Vagas por semestre: 44

Titulação: Licenciado(a) em Física

Início das Atividades: 1º semestre/2009

Autorização e Reconhecimento

- Aprovado o funcionamento pela Resolução nº 77/2008 –COEEP,
de 15/08/2008.  

- Reconhecido pela Portaria MEC nº 327/2013, de 24/07/2013.