Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 10/31/2018, 5:59:27 PM

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Letras Inglês da UTFPR – Câmpus Curitiba – tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar como professores de língua inglesa e de suas literaturas. O ensino de língua inglesa há muito tempo faz parte da educação básica no Brasil e cada vez mais se torna imprescindível para uma educação contextualizada, que se efetiva na comunicação internacional. As relações profissionais, acadêmicas e culturais entre os povos demandam competência linguística e a língua inglesa se insere como o instrumento mais eficaz para a comunicação, devido principalmente à importância dos países que a têm como língua oficial. No entanto, o papel desses países no processo não tem mais sido primordial nos contatos internacionais em inglês. É crescente a comunicação em língua inglesa sem a presença de um falante nativo, o que lhe confere status de uma língua franca. Portanto a formação de professores de inglês, sintonizados com esse contexto é o foco principal deste curso.

O curso oferece ainda disciplinas que vão tornar o egresso apto a ensinar a língua portuguesa para falantes de outras línguas, uma vez que toda a abordagem metodológica de ensino é pautada no ensino de uma língua adicional. Nesse contexto, a proposta do curso é formar profissionais habilitados a ministrar aulas de língua inglesa e de português para falantes de outras línguas, atendendo a uma crescente demanda do mercado de trabalho. Respondendo aos objetivos propostos pela Resolução n° 2, de 2015, o curso atua:

- na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases nas etapas e modalidades da educação básica;

- no domínio de conteúdos específicos e pedagógicos e de abordagens teórico-metodológicas de seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

Atuação

O profissional formado em Licenciatura em Letras Inglês pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

    1. Ensino de língua inglesa na educação básica
    2. Ensino de inglês e de português para falantes de outras línguas institutos de idiomas e centro de línguas
    3. Assessorias técnica e cultural
    4. Atividades editoriais
    5. Revisor de texto e tradutor

Ficha resumida do curso

Turno: Matutino e vespertino
Duração: 4 anos
Carga Horária Total do Curso: 3.530 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Licenciado em Letras Inglês
Início das Atividades: 1º semestre/2016

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Resolução nº 83/15 – COGEP

- Reconhecimento: Avaliado como nota 4 pelo MEC