Home
/
Área Acadêmica
/
Atividades Integradoras

Atividades Integradoras

Publicado 3/19/2019, 3:17:26 PM, última modificação 4/1/2021, 2:26:09 PM

As Atividades Integradoras têm como finalidade oferecer aos acadêmicos a oportunidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, relacionando teoria e prática, possibilitando a ampliação dos conhecimentos didáticos, curriculares, científicos e culturais por meio de práticas realizadas dentro e fora da UTFPR.

A exigência das Atividades Integradoras se fundamenta no Artigo 43 da LDB 9394/96, que prevê a estimulação cultural, científica, reflexiva e profissional no ensino superior; na Resolução CNE/CP 02/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, sendo 200 horas de atividades integradoras; e no Parecer CNE/CES 0134/2003, que justifica sua exigência nos cursos de graduação.

As Atividades Integradoras compõem o currículo do curso de Licenciatura em Química e devem ser desenvolvidas dentro do prazo de conclusão do curso, sendo componente curricular obrigatório para a graduação do aluno.

Caberá ao aluno participar de atividades adicionais às demais atividades acadêmicas e contemplar os grupos de atividades descritos no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR (Resolução n° 61/06 – COEPP, retificada pela Resolução n° 56/07 – COEPP).

O aluno de Licenciatura em Química deve cumprir a carga horária de 200 horas de atividades integradoras, sendo necessário que as atividades realizadas abranjam três grupos. Estas atividades devem ser realizadas desde o início do curso, semestralmente, para que o aluno consiga cumprir a carga horária prevista.

Para ser considerado aprovado no curso de Licenciatura em Química, o aluno deve atingir uma pontuação mínima de 70 (setenta) pontos correspondendo à carga horária de 200 horas de atividades integradoras mínimas obrigatórias.

Contatos

Responsável: Prof. Dr. Edson Luiz Seibert
E-mail: eseibert@utfpr.edu.br
Telefone: (41) 3279-6448

Documentos