Página Inicial
/
Área Acadêmica
/
Projetos de Graduação

Projetos de Graduação

Publicado 12/4/2018, 7:06:28 PM, última modificação 12/4/2018, 7:17:51 PM

Programa de Educação Tutorial – Computando Cultura em Equidade

Este é um grupo interdisciplinar, calcado nas políticas de ações afirmativas, reunindo discentes de Sistemas de informação, Engenharias e Design. O grupo trabalha, em um viés crítico, com ensino, pesquisa e extensão, com foco no computar como fio condutor para as atividades.

Emíli@s - Armação em Bits

O projeto Emíli@s é um Projeto de Extensão, que tem como objetivo realizar ações para promover a participação das mulheres na área da Computação. Entre estas ações: divulgar a Computação para atrair estudantes do ensino médio e realizar atividades para manter estudantes em nossos cursos.

Sistema especialista baseado em modelos ontológicos para estimativa de custos industriais a partir de requisitos funcionais de produtos

No futuro, a produção industrial será caracterizada pelo alto grau de customização de produtos, apoiada por operações de fabricação altamente flexíveis, reconfiguráveis e ágeis, facilmente adaptáveis a mudanças nas demandas de mercado e requisitos dos clientes. Nesta nova visão da manufatura, objetiva-se a integração das diferentes funções em empresas, incluindo dados de pós-venda, financeiro e outras, além do aproveitamento do conhecimento corporativo.

Visão Computacional para Detecção do Estado de Chaves em Subestações de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

Chaves seccionadoras são usadas em subestações de transmissão e distribuição de energia elétrica para reconfigurar a rede e isolar equipamentos para manutenção. Conhecer o estado das chaves seccionadoras em uma subestação é importante para evitar acidentes, danos a equipamentos, e interrupções nos serviços. Esta informação normalmente é fornecida através de relatórios por operadores humanos, que podem cometer erros devido às condições climáticas ou de iluminação (ex: sob chuva ou à noite), ou pela natureza estressante do trabalho.

O objetivo deste projeto é propor novas abordagens para determinar o estado de cada chave seccionadora em uma subestação, com base em imagens capturadas por câmeras. O monitoramento por imagens permite a instalação sem interromper os serviços da subestação. Além disso, uma única câmera pode ser responsável por monitorar várias chaves. Isto faz com que o custo desta solução seja reduzido, em comparação com outras alternativas, baseadas em sensores individuais por chave. Por outro lado, o monitoramento por câmeras precisa lidar com desafios tais como iluminação ou clima desfavoráveis, variações de enquadramento, sujeira ou oxidação, e o fato de que chaves seccionadoras são objetos sem cor ou textura distintiva, em um ambiente com grande quantidade de objetos que podem causar confusão.

Este projeto envolve a aplicação, em um ambiente real, de técnicas de visão computacional, reconhecimento de padrões, e aprendizado de máquinas, empregando o conhecimento acadêmico em benefício da sociedade.