Home
/
Destaques
/
Inaugurado estacionamento solar fotovoltaico para carregamento de veículos elétricos

Inaugurado estacionamento solar fotovoltaico para carregamento de veículos elétricos

Publicado 7/9/2019, 5:59:01 PM, última modificação 7/9/2019, 5:59:05 PM

Foi inaugurado no dia 18 de junho um estacionamento solar fotovoltaico para carregamento de veículos na Sede Neoville do Câmpus Curitiba. No mesmo dia, foi apresentado o veículo elétrico Mercedes Benz Classe A190 convertido para 100% elétrico pelo aluno de mestrado Jardel Eugenio da Silva, sob orientação do professor Jair Urbanetz Junior.

O estacionamento para veículos elétricos é alimentado por um painel fotovoltaico e foi construído sob coordenação do professor Jair com a participação de pesquisadores e bolsistas do Laboratório de Energia Solar (Labens). O painel fotovoltaico ocupa duas vagas de estacionamento, proporcionando sombreamento aos veículos e gerando energia elétrica. Conectado à rede elétrica, opera na forma de compensação de energia conforme regulamentação vigente no país.

Paralelo a esse projeto, foi realizada a conversão de um veículo convencional (Mercedes Benz classe A190) para 100% elétrico, como parte da dissertação de Mestrado Profissional do aluno Jardel Eugenio da Silva. Até o momento foram realizados diversos testes de desempenho no veículo elétrico, relatados em artigos publicados na Conferência Internacional Smart Energy, nos anos de 2017 e 2018, no Congresso Brasileiro de Energia Solar, em 2018, e na própria dissertação de Jardel, defendida em 14 de junho de 2019.

Quanto ao gerador fotovoltaico, em operação desde maio deste ano, os primeiros meses de geração de energia elétrica, e consequentemente de análise de desempenho do mesmo, vem sendo realizados. Ao mesmo tempo, é disponibilizada para a comunidade interna da UTFPR (docentes, servidores e discentes) a possibilidade de recarga de veículos elétricos no pátio de estacionamento da Sede Neoville do Câmpus Curitiba da UTFPR a partir de uma geração de energia limpa e renovável.