Home
/
Área Acadêmica
/
Atividades Complementares

Atividades Complementares

Publicado 10/2/2018, 4:10:26 PM, última modificação 5/26/2023, 12:09:24 PM

As Atividades Complementares têm por finalidade enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais.

Professor responsável pelas Atividades Complementares

Prof. Gabriel Kovalhuk
acdaeln-ct@utfpr.edu.br
Sala: DAELN - Bloco Q
*Atendimento por e-mail e mediante agendamento

1. Orientações Gerais

1.1 LEIA COM ATENÇÃO as orientações constantes nesta página.

1.2 Não é preciso fazer matrícula em Atividades Complementares. Não existe data específica para realizar a matrícula e o lançamento da nota. A matrícula e o lançamento da nota são feitos pelo professor responsável após a análise da documentação e comprovação dos pontos necessários.

1.3 É preciso que o aluno esteja matriculado no curso com situação regular para que o prof. responsável possa efetivar matrícula e aprovação.

1.4 Atividades Complementares deverá ser realizada UMA ÚNICA VEZ durante o curso.

1.5 Para obter aprovação, o aluno deverá ter participação obrigatória nos TRÊS grupos citados no regulamento e listados no documento Pontuação para Atividades Complementares. Deve-se somar 70 pontos, sendo no mínimo 20 em cada grupo.

1.6 Todas as atividades deverão ser comprovadas mediante documentos oficiais, contendo local, data da expedição do documento, data ou período de realização do evento, ou carga horária, CNPJ da empresa, nome completo e assinatura do responsável pela expedição do documento.

1.7 NÃO PRECISA EXAGERAR, não é necessário colocar muito mais documentos que o necessário, os grupos têm limites de pontuação.

1.8 NÃO É PRECISO COMPARECIMENTO PESSOAL: seguir a sequência indicada nesta página e tirar dúvidas por e-mail deve ser suficiente. Mas, caso necessário, o aluno pode tirar dúvidas pessoalmente. Para isso, basta agendar por e-mail para uma reunião, consultar horário e enviar mensagem solicitando agendamento nos horários de Atendimento ao Aluno (PA) do professor responsável.

1.9 O resultado não sai na hora. O professor responsável fará a análise da documentação entregue e algumas verificações e confirmações. O resultado será informado por e-mail em até 10 dias. CASO não receba algum retorno após este prazo, mande nova mensagem.

1.10 ATIVIDADES POSSÍVEIS e outras informações importantes estão listadas no tópico Pontuação para Atividades Complementares e na planilha no tópico 2.1 (Passo a passo)


2. Passo a passo

2.1 Baixar o Formulário de Atividades Complementares e preenchê-la para calcular sua situação.

2.2 Quando conseguir a pontuação necessária em cada grupo, envie a planilha, os documentos comprobatórios escaneados e a Declaração de Veracidade (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kovalhuk/atividades-complementares/informacoes-comuns-aos-tres-cursos/declaracao.docx) assinada em um arquivo zip, seguindo a nomenclatura Atividades_Complementares_Documentos_Nome_do_aluno.zip para o e-mail acdaeln-ct@utfpr.edu.br. Lembre de alterar o nome da planilha e do arquivo zip incluindo o nome do aluno. Coloque no assunto do e-mail somente “Atividades Complementares”.

3. Sobre os Documentos de Comprovação das Atividades Complementares

3.1 Não são aceitas atividades realizadas sem uma pessoa jurídica responsável.

3.2 As atividades complementares devem ser comprovadas por documento emitido pela entidade/organização.

3.3 Declarações simples servem: declaramos que fulano fez tal coisa em tal data com tal carga horária (veja o exemplo abaixo).

3.4 Se possível, a declaração deve ser feito em papel timbrado da entidade/organização.

3.5 Sempre colocar os dados da entidade e contatos do responsável com telefone para confirmação.


4. Regulamentos

O regulamento geral das Atividades Complementares da UTFPR se encontram no Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR.

Documentos