Home
/
Área Acadêmica
/
Programa de Apadrinhamento
/
Programa de Apadrinhamento 2019/2

Programa de Apadrinhamento 2019/2

Publicado 7/14/2019, 4:57:51 PM, última modificação 8/26/2019, 5:32:24 PM
Restrito ao curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações - UTFPR Curitiba. Programa em fase experimental.

O programa de apadrinhamento do curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações visa promover a integração social e acadêmica entre alunos. Os objetivos do programa são: (1) prover um maior suporte a alunos que enfrentam dificuldades de aprovação; (2) oportunizar que alunos veteranos pratiquem conhecimentos adquiridos em disciplinas já cursadas; (3) auxiliar os alunos ingressantes; e (4) incentivar e promover a integração social entre alunos.

Quem pode participar?

O apadrinhamento é uma atividade voluntária. Todos os alunos matriculados no curso superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações da UTFPR Curitiba podem participar do programa.

Existem dois papéis fundamentais:

  • Padrinho ou madrinha: qualquer aluno(a) veterano(a) que tenha cursado e sido aprovado em uma disciplina pode se inscrever na condição de padrinho ou madrinha da mesma;
  • Afilhado(a): qualquer aluno(a) (ingressante ou veterano) que estiver enfrentando dificuldades no andamento do seu curso pode se inscrever na condição de afilhado(a).


Casos omissos poderão ser julgados pela Comissão de Apadrinhamento, pela Coordenação de curso, pelo Colegiado ou pelo NDE.

Inscrições para calouros

Não há necessidade de fazer inscrição. O apadrinhamento das disciplinas de 1º período serão na modalidade de grupo. Essa dinâmica de funcionamento será melhor explicada após a seleção de padrinhos.

Inscrições para veteranos

  • Inscrição como padrinho/madrinha: indique as disciplinas que você está apto(a) a apadrinhar.
  • Inscrição como afilhado(a): para as disciplinas de 1º período só é necessário efetuar inscrição se você desejar um auxílio individual; para aproveitar o apadrinhamento de turma (oferecido aos calouros), basta aguardar mais instruções.

Como serão formados os pares?

Os pares de alunos serão formados pela Comissão de Apadrinhamento liderada pela coordenação de curso levando em consideração fatores ligados ao perfil de cada aluno e ao número de inscritos.

O que ganho participando do programa?

Os padrinhos ganham declaração de participação que pode ser validada como horas complementares. Os afilhados(as) ganham ajuda voluntária para aumentar as chances de aprovação em disciplinas.

Datas importantes

  • Inscrições abertas de 12/08/2019 até 17/08/2019;
  • Classificação de pares: 18/08/2019 a 20/08/2019;
  • Início do programa: 22/08/2019.

Formação de pares e turmas

A formação de pares e turmas para atendimento estão disponíveis clicando aqui. Este documento será atualizado constantemente com informações de atendimento disponibilizadas pelos padrinhos e madrinhas.

Dúvidas