Página Inicial
/
Destaques
/
1ª Semana Acadêmica de Telecomunicações da UTFPR Curitiba gerou espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências

1ª Semana Acadêmica de Telecomunicações da UTFPR Curitiba gerou espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências

Publicado 11/28/2019, 12:27:52 AM, última modificação 11/30/2019, 6:02:30 PM
O evento teve entrada franca e foi realizado na UTFPR Curitiba - Sede Centro. Próxima edição está prevista para 2020/1.

Abertura: Prof. Daniel Fernando Pigatto, Coordenador do Curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2019 na UTFPR Curitiba, a 1ª Semana Acadêmica de Telecomunicações (SATELE 2019) reuniu alunos, egressos, professores, profissionais do mercado, empresas da área e interessados para um espaço de compartilhamento de experiências e discussões sobre o presente e o futuro das telecomunicações e suas ramificações. Essa é a primeira vez que um evento dessa área é realizado na universidade.

Inspirada em conferências e simpósios científicos, a SATELE 2019 contou com uma programação dinâmica, inovadora e focada em perspectivas para o futuro. O evento comemorou, também, os 20 anos de criação do curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações.

1º dia: Abertura, Palestra Principal e Painel de Ex-alunos #sistel20anos

Estiveram na abertura do evento o Coordenador de Curso e organizador do evento, Prof. Daniel Fernando Pigatto, e a atual Diretora de Graduação e Educação Profissional, Profa. Ângela Emília de Almeida Pinto. Ambos fizeram a abertura do evento, que se realizou no Miniauditório, e reafirmaram a importância do curso e da realização de uma semana acadêmica.

Em seguida, o pesquisador do Instituto LACTEC e ex-professor da UTFPR, Engº. Lourival Lippman Junior, ministrou a palestra principal intitulada "Conectividade e Energy Harvesting". A palestra englobou tópicos ligados a tecnologias emergentes e como resolver o problema da alta necessidade de energia para dispositivos da Internet das Coisas.

Por fim, o primeiro dia do evento foi encerrado com um Painel de Ex-alunos em comemoração aos 20 anos do curso, comandado pela Chefe do Departamento Acadêmico de Eletrônica (DAELN), Profa. Tânia Lúcia Monteiro. Estiveram presentes os egressos Alexsandro De Castro Xavier, Everton Juliano dos Anjos, Franco Bontorin (via vídeo), Marcus Vinícius Sanches Ribeiro e Vanessa Tavares, que relataram experiências vividas durante o curso e deram dicas para a carreira dos futuros tecnólogos.

2º dia: Workshop de Telecomunicações e Exposição de Patrocinadores

O segundo dia da SATELE 2019 foi aberto com uma mesa redonda como parte do Workshop de Telecomunicações (WTel). A mesa foi composta pelos profissionais Carlos Alberto Mantovani (Claro), Adelcio Luiz Volpi (COPEL Telecomunicações S.A.) e Keiko Veronica Ono Fonseca (CPGEI / UTFPR). Mediada pelo Prof. Robson Schiefler e Silva (membro do corpo docente do curso de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações), cada membro da mesa teve espaço para apresentar sua visão do mercado atual de telecomunicações e, em seguida, foi aberto espaço para a plateia fazer perguntas.

Após a discussão da mesa redonda, passou-se para a Exposição de Patrocinadores, onde cada empresa patrocinadora da SATELE 2019 teve espaço para demonstrar seus campos de atuação, produtos, serviços e perspectivas para o futuro. Alguns dos patrocinadores ofereceram brindes aos participantes e expuseram produtos/serviços em estandes exclusivos durante o coffee break do segundo dia, que foi patrocinado pelas empresas.

Os patrocinadores da edição deste ano do evento foram: ModuHub Tecnologia Ltda.; VEGA I.T.; Servix Informática Ltda.; RP Info Sistemas Ltda.; e Destaque Publicidade e Transportes / BC Fotografias Ltda.

3º dia: Minicursos

No terceiro dia da SATELE 2019 foi a vez dos minicursos, que ocorreram de maneira simultânea. O Prof. Omero F. Bertol ministrou um minicurso sobre a linguagem de programação Python; o Prof. Kleber K. H. Nabas abordou a Internet de Todas as Coisas; o Prof. Nelson G. de Paula ofereceu um minicurso sobre Raspberry Pi; e o aluno de mestrado da UTFPR e desenvolvedor na Red Hat Bruno Meneguele ministrou um minicurso sobre o controlador de versões Git.

No quarto e quinto dias, ainda houve a oferta de mais um minicurso como parte da semana acadêmica. Ministrado pelo Prof. Christian C. S. Mendes, o minicurso foi dividido em duas partes e abordou as Redes Sem Fio IEEE 802.11.

Emissão de Declarações

Os participantes da SATELE 2019 terão declarações emitidas pelo Departamento de Extensão da UTFPR em breve. Assim que disponíveis, serão publicadas no site oficial da 1ª Semana Acadêmica de Telecomunicações.

Apresentações de slides e fotos oficiais

As apresentações de slides do evento podem ser acessadas clicando aqui.

Todas as fotos do evento estão no nosso Facebook.

Agradecimentos

A Comissão Organizadora da SATELE 2019, composta pelos professores Daniel Fernando Pigatto, Christian Carlos de Souza Mendes, Jamea Cristina Batista Silva Franklin, Joilson Alves Junior, Kleber Kendy Horikawa Nabas, Marcos Eduardo Pivaro Monteiro, Omero Francisco Bertol, Paulo de Tarso Neves Junior, Robson Luiz Schiefler e Silva, Tânia Lucia Monteiro e Ubirajara Zoccoli, agradece a participação de todos!