Apresentação

Publicado 9/19/2024, 9:46:36 AM, última modificação 9/25/2024, 12:29:05 PM

Sobre o curso

O curso de Engenharia de Produção, o mais novo da UTFPR, Campus Curitiba, terá início no primeiro semestre de 2025. Ele é oferecido pelo Departamento Acadêmico de Mecânica (DAMEC) da UTFPR-CT, conhecido por seu perfil prático e industrial.

O curso de Engenharia de Produção (EP) proporciona uma formação focada na otimização de processos e sistemas de produção. Em essência, “Cabe à Engenharia de Produção o projeto, a implementação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo pessoas, materiais, tecnologia, informação e energia” (1).

Inicialmente, o curso terá 22 vagas para o período tarde/noite, permitindo que os alunos possam conciliar trabalho e estudo. As aulas ocorrerão 100% na sede Ecoville, o que reduz custos para os estudantes e ajuda a prevenir a evasão.

O objetivo é garantir a consonância da EP da UTFPR com os principais modelos deste curso no país e no exterior e seu enquadramento nas Diretrizes Curriculares Nacionais. O curso tem duração de 5 anos e está entre os dois cursos ofertados na área em Curitiba e Região Metropolitana (CRM) de forma gratuita (instituição pública), pois as demais são privadas (2).

Desenvolvido para proporcionar uma formação abrangente, equipando os alunos com competências básicas de engenharia e específicas da EP para resolver problemas práticos. O objetivo é formar profissionais capacitados para gerenciar, projetar e melhorar sistemas de produção, considerando aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

Ao longo das 3600 horas totais do curso, os alunos estudam tanto áreas fundamentais da engenharia, como Mecânica, Física, Química Geral e Desenho por Computador, quanto áreas aplicadas, incluindo Automação, Engenharia da Qualidade, Engenharia de Operações, Engenharia da Sustentabilidade e Engenharia do Trabalho. O curso enfatiza a interdisciplinaridade das unidades curriculares e a resolução de problemas reais enfrentados por indústrias, empresas, comunidade e sociedade, preparando os graduados para atuar de forma abrangente em organizações industriais, comerciais e de serviços.

Um diferencial do curso é seu desenvolvimento voltado para atender às necessidades e oportunidades do Brasil, com foco especial em Curitiba e região. O curso foi projetado com base em dados sobre cursos existentes, economia e mercado de trabalho, aproveitando a estrutura e o corpo docente do DAMEC-CT. Os dados regionais indicam que o curso de Engenharia de Produção enriquecerá o conhecimento na área e complementará o ensino atual com uma grade curricular adaptada ao dinamismo da região, especialmente no setor metalmecânico. Além disso, a metodologia de ensino é baseada na abordagem internacional CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate), que enfatiza a criação, o projeto, a implementação e a operação de soluções práticas.

FONTE:
(1) ABEPRO, Associação Brasileira de Engenharia de Produção (2024).
(2) E-MEC, Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (2024).

Atuação

O profissional formado em Engenharia de Produção pode atuar nas seguintes áreas do mercado de trabalho

  1. Engenharia de operações e processos da produção
  2. Logística
  3. Pesquisa Operacional
  4. Engenharia da Qualidade
  5. Engenharia de Produto
  6. Engenharia Organizacional
  7. Engenharia Econômica
  8. Engenharia do Trabalho
  9. Engenharia da Sustentabilidade
  10. Educação em Engenharia de Produção

Ficha resumida do curso

Nome do curso

Graduação em Engenharia de Produção

Grau conferido

Graduação - Superior

Modalidade

Presencial

Duração mínima do curso

10 semestres

Duração máxima do curso

18 semestres

Regime escolar

Semestral, com matrícula realizada por unidade curricular, respeitados os pré-requisitos e equivalências existentes.

Número de vagas ofertadas atualmente

44 vagas - 22 vagas por semestre

Turno

Tarde/Noite

Início de funcionamento do curso

Janeiro/2025

Atos de reconhecimento

PPC EM ATUALIZAÇÃO.

PPC APROVADO: Projeto Pedagógico de Curso apresentado ao Conselho de Graduação e Educação Profissional - COGEP da UTFPR e aprovado na 80ª reunião ordinária do COGEP, em 20 de outubro de 2022.

Reportar erro