Home
/
Apresentação

Apresentação

Publicado 12/6/2017, 3:06:50 PM, última modificação 1/9/2019, 3:50:40 PM

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Agronomia é composto por dez semestres, com 4.255 horas, e foi reconhecido pelo ministro da Educação através da Portaria nº 1.034/2015 de 23 de dezembro de 2015.

O curso se destaca por formar profissionais com sólido conhecimento técnico-científico, responsabilidade social e ambiental, capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando os diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização, de forma a torná-los produtivos e ambientalmente sustentáveis.

A agronomia é um campo multidisciplinar das ciências agrárias, que inclui áreas aplicadas das ciências naturais ou biológicas, exatas, sociais e econômicas, que, em conjunto, visam compreender os aspectos filosóficos e técnicos da agricultura e melhorar a prática agrícola, otimizando a produção. O profissional de Agronomia possui campo de atuação vasto, abrangendo fitotecnia, zootecnia, solos, engenharia rural, meio ambiente, administração rural e pesquisa.

Nesta linha, da excelência em educação. O curso possui programas como os de grupos PETs, que estimulam os acadêmicos a desenvolver aptidões em pesquisa e, extensão aprimorando o senso crítico e a cidadania; o programa de mobilidade estudantil internacional e de dupla diplomação ampliando a troca de conhecimentos e experiências.

Atuação

O profissional formado em Agronomia pode atuar no mercado de trabalho nas seguintes áreas:

1 - Engenharia rural: construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas; mecanização na agricultura; agricultura de precisão; implementos agrícolas; estradas rurais; instalações elétricas de pequeno porte em baixa tensão para fins agropecuários; topografia; desmembramento e remembramento; geociências.
2 - Fitotecnia: ecologia; biologia agrícola; microbiologia agrícola; química agrícola; culturas agrícolas; melhoramento vegetal; produção de sementes; biotecnologia; recursos naturais renováveis; agrometeorologia; defesa sanitária; biometria; parques e jardins; impactos ambientais.
3 - Silvicultura: métodos silviculturais, manejo e produção florestal.
4 - Solos: edafologia; química agrícola; fertilizantes e corretivos; processo de cultura e de utilização de solo; impactos ambientais.
5 - Sócio-economia: sociologia rural, economia rural e crédito rural; seus serviços afins e correlatos.
6 - Tecnologia de alimentos: tecnologia de transformação (açúcar, amidos, óleos, laticínios, vinhos e destilados); química agrícola; microbiologia; beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais; zimotecnia.
7 - Zootecnia: nutrição animal; manejo e melhoramento animal; agropecuária; agrostologia; bromatologia e rações; impactos ambientais.

Ficha resumida do curso

Turno: Integral
Duração: 5 anos
Carga Horária Total do Curso: 4.255 horas
Estágio Curricular: 400 horas
Vagas por semestre: 44
Titulação: Engenheiro(a) Agrônomo(a)
Início das Atividades: 2º semestre/2011

Autorização e Reconhecimento

- Autorização: Autorizado o funcionamento pela
Resolução nº 003/2011 – COGEP, de 13/05/2011.

- Reconhecimento: Curso reconhecido pela Portaria
nº 1.034/2015 de 23/12/2015 do Ministério da Educação.